A professora Giuliana Castro Brossi, docente da Unidade Universitária de Inhumas da Universidade Estadual de Goiás (UEG), está desenvolvendo um projeto de pesquisa interinstitucional junto com a professora Juliana Tonelli, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que envolve outras instituições de ensino superior como a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
O projeto de pesquisa intitulado "Praxiologias colaborativas na educação linguística (em línguas adicionais) com crianças" teve início em abril de 2022 e, segundo Giuliana, parte da problematização crescente da oferta do ensino de línguas adicionais, em especial, a língua inglesa, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental em contextos públicos.
“Percebendo a necessidade de (re)conhecer quem são os(as) docentes que atuam neste âmbito, suas experiências formativas e praxiológicas de sala de aula, o projeto tem como objetivo geral, a partir dos diálogos com docentes que atuam no ensino de línguas nas redes públicas municipais de ensino do Paraná e de Goiás, elaborar materiais didáticos e construir jogos de ensino do inglês para apoio à docência”, ressalta.
Segundo a pesquisadora, trata-se de uma Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol), caracterizada como intervenção formativa, pautada na escuta sensível nos espaços de fala das professoras desse contexto, no sentido de compreender o cenário pós-pandêmico, a vulnerabilidade nos ambientes da escola, compartilhando e aprimorando praxiologias. “Os dados construídos por meio de narrativas e/ou questionários dos(as) docentes participantes de cursos de formação realizados no Paraná e em Goiás serão subsídios para a elaboração e criação de um jogo de tabuleiro e um game eletrônico que visam contribuir para a aprendizagem de inglês das crianças nas redes públicas de ensino”, destaca.
Giuliana explica que o projeto conta com uma bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica da UEG, a aluna Carla Andreia da Silva, do 5º período do curso de Letras da UnU Inhumas, que está desenvolvendo material de inovação tecnológica para o ensino de inglês com crianças com foco nos multiletramentos, juntamente com outros estudantes que participam do projeto de extensão English for Kids, da Unidade Universitária de Inhumas.
O projeto de pesquisa está na segunda etapa. Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, aconteceram reuniões de planejamento do projeto em parceria com a Secretaria de Educação de Rolândia, no Paraná, onde os professores de inglês estão co-criando um currículo próprio interdisciplinar e inovador. Na ocasião participaram do encontro os professores de inglês no ensino fundamental I, além da coordenadora da língua inglesa, as professoras e pesquisadoras Juliana Reichert Assunção Tonelli, Gabrielli Magiolo e Giuliana Brossi.
O projeto interinstitucional é registrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina e recebeu apoio financeiro da Fundação Araucária, na chamada Pública CP 09/2021 - Edital Proppg UEL 13/2021.
(Comunicação Setorial|UEG)