A Universidade Estadual de Goiás (UEG) foi um dos órgãos estaduais premiados no programa Goiás mais Transparente promovido pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE).
A premiação, entregue em cerimônia realizada no último dia 8 de dezembro durante a Semana Internacional de Combate à Corrupção promovida pelo Governo de Goiás, contemplou 36 órgãos que alcançaram a marca de 100% de transparência no Ranking do Goiás Mais Transparente.
O prêmio consiste na disponibilização de um selo que atesta e representa o nível de transparência atingido pelos órgãos do estado, de acordo com os critérios estabelecidos pela metodologia proposta pela CGE.
Entre os critérios avaliados, estão a disponibilização de informações sobre receitas, despesas, patrimônio, projetos, obras, ações, contratos, estrutura organizacional, competências, acessibilidade e legislações do órgão, entre outros.
Com o resultado alcançado, a UEG foi contemplada com o Selo Ouro de Transparência, que indica o elevado grau de transparência do órgão.
De acordo com a ouvidora Setorial da UEG, professora Edna Duarte, a premiação demonstra os avanços da Universidade quanto à transparência. "Não temos medido esforços para alcançar bons resultados em todas as áreas e conquistar esse tipo de reconhecimento na área da transferência pública é motivo de muito orgulho, pois percebemos que estamos trabalhando corretamente, estimulando o desenvolvimento e o aperfeiçoamento contínuo no combate à corrupção, viabilizando a participação cidadã e oferecendo informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da UEG", afirma.
"O foco no cidadão e na relevância das informações públicas faz com que a gestão seja responsável, aberta à participação social e que execute políticas públicas que melhorem a vida em sociedade", completa a professora.
Prêmio Goiás Mais Transparente
O Prêmio Goiás Mais Transparente é uma iniciativa da Controladoria-Geral do Estado de Goiás, que visa aprimorar a transparência nas instituições do executivo estadual goiano.
A premiação se utiliza das metodologias de avaliação da Transparência Ativa e Passiva desenvolvidas pela CGE e pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás, com o objetivo de estabelecer os critérios de avaliação de conformidade das páginas de Acesso à Informação, observando a legislação de transparência pertinente.
A ideia é reconhecer os esforços dos órgãos, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista do estado, com o selo de excelência em transparência pública e estimular o desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo da transparência, por meio do atendimento das exigências legais e as melhores práticas de entrega de informações para a sociedade.
Mais informações sobre o prêmio no site Goiás Transparente.
(Comunicação Setorial|UEG)