Foi realizada na última segunda-feira, 12, a inauguração do espaço do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) no Fórum da Comarca de Morrinhos. O espaço é fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o Tribunal de Justiça de Goiás.
A estrutura conta com um complexo de 4 salas, para pesquisa, audiências e atendimento à população. Por meio do NPJ, a população carente de Morrinhos terá acesso a atendimento jurídico gratuito, bem como ao acompanhamento de processos. Os primeiros atendimentos devem ocorrer a partir de março de 2023 por meio de agendamento na sede do NPJ.
O evento de inauguração contou com a presença do diretor do Fórum de Morrinhos, Dr. Leonardo Nassif; o procurador municipal Dr. Emerson Martins; a procuradora municipal Belina do Carmo; a coordenadora do curso de Direito da UEG, professora Luciana Ramos Jordão; o presidente da OAB de Morrinhos, Dr. Rafael Rodrigues; o coordenador do Câmpus Sul da UEG, professor Dr. Júlio Cesar Meira; e a coordenadora pedagógica do Câmpus, professora Dra. Lucineide Mendes. Também estiveram presentes as professoras Dra. Denise Pineli e Dra. Luciana Souza; a assessora da UEG, Laís Ferreira; e a secretária da Diretoria do Fórum, Jullyana Helena Martins; assim como alunos do curso de Direito do Câmpus Sul.
De acordo com a professora Luciana Ramos Jordão, o Núcleo de Práticas Jurídicas é um espaço de promoção de cidadania e acesso à Justiça. "Os alunos dos últimos períodos do curso realizarão os atendimentos e trabalharão na elaboração de documentos e no acompanhamento de casos reais. Todas as atividades serão supervisionadas pelo professor da turma e pelo docente-advogado do NPJ", explica. "Essa estrutura permitirá que os discentes desenvolvam saber crítico, senso de cidadania e responsabilidade social além de proporcionar àqueles que mais necessitam a oportunidade de solucionar demandas judiciais e extrajudiciais", completa.
(Comunicação Setorial|UEG)