O Dia do Servidor Público foi criado durante o governo do presidente Getúlio Vargas no ano de 1939, mas oficialmente, 28 de outubro foi instituído no Brasil como Dia do Servidor Público através da Lei nº 8.112, de 11 dezembro de 1990.
Como o próprio nome indica, o servidor público está a serviço da sociedade. É ele quem faz a ponte entre os governos e a população brasileira, seja nos municípios, nos estados ou na União e garante que os brasileiros tenham acesso a serviços de qualidade. Sem a atuação dos servidores, nenhum governo funciona.
Dada a sua atuação no contexto geral, numa universidade pública como a Universidade Estadual de Goiás (UEG) o servidor tem sua importância destacada, uma vez que a Instituição está presente em todas as regiões do estado e é, para muitos, a melhor opção de acesso a um curso superior.
Servidores da UEG
A Universidade Estadual de Goiás possui 2.351 servidores, sendo 1.827 docentes e 524 técnico-administrativos, que prestam serviço na Reitoria, nas pró-reitorias, nos institutos, nos câmpus e unidades universitárias em todo o estado.
Entre esses servidores, está a Assistente de Gestão Administrativa Rosimary Rodrigues Borges, que está na UEG há 34 anos. Ela entrou na então Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Quirinópolis, transformada em Universidade Estadual de Goiás em 1999. A servidora diz que nesse tempo já desempenhou várias funções que agregaram experiência profissional e pessoal. “Ser servidora pública não é fácil, mas me enriqueceu bastante pela troca de experiências, por conhecer pessoas de várias partes do Brasil e pelo meu crescimento intelectual”, salienta.
Já a Assistente de Gestão Administrativa da Comunicação Setorial da UEG, Cíntia Pinto dos Santos, está na UEG há pouco mais de um ano e enxerga o trabalho como uma prestação de serviço responsável. “Desempenho meu papel com responsabilidade e consciência de que a dedicação é fundamental, pois o servidor público desempenha um papel importante no atendimento dos anseios da sociedade”, enfatiza.
Para o diretor do Instituto de Ciências Tecnológicas da UEG, professor Joilson dos Reis Brito, que tem uma carreira profissional com passagens pela iniciativa privada e pública, no desenvolvimento de software, consultoria de telecomunicações e docência, o ensino superior público tem papel importante na sociedade e o servidor é peça fundamental nesse processo. “Estou na UEG desde 1991. Nessa minha caminhada profissional pude perceber quanto o setor público, especialmente o ensino superior, presta um serviço valoroso a toda nossa comunidade. Tenho imenso orgulho de fazer parte de um grupo de servidores públicos que se dedica a levar o conhecimento a todo o estado de Goiás, propiciando crescimento pessoal e profissional a uma imensa quantidade de goianos de nascimento ou de opção. Tenho certeza que nós, servidores públicos, de todas as frentes de atuação, somos essenciais para o desenvolvimento de nosso estado e da nossa sociedade”, destaca.
E o desenvolvimento da sociedade só é possível se o serviço público garantir os direitos dos cidadãos. Nesse sentido, o reitor da UEG, Antônio Cruvinel Borges Neto, reforça a importância do servidor público, que proporciona a igualdade desses direitos. “Valorizar o servidor público é valorizar a todos que compõem a nossa sociedade. Daí a enorme necessidade de fazermos isso com qualidade, valorizar as pessoas que desempenham seu trabalho de forma silenciosa, mas que fazem com que tudo aconteça dentro da Universidade. Sem bons servidores nós não teríamos a garantia de um serviço público de qualidade”, enfatiza o reitor.
(Comunicação Setorial|UEG)