A aluna do 8º período do curso de Fisioterapia da Unidade Universitária Eseffego da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Aline Helena Veloso, foi premiada no XXIV Congresso Brasileiro de Fisioterapia (Cobraf), realizado no último mês de agosto no Rio de Janeiro.
A discente ficou com o primeiro lugar da modalidade poster com o trabalho intitulado "Mortalidade e fatores de risco ao desenvolvimento entre crianças e adolescentes com síndrome respiratória aguda grave com covid-19: uma análise epidemiológica".
De acordo com Aline, o trabalho tinha como objetivo analisar dados sobre a mortalidade infantil por covid-19 nos últimos dois anos. "Esse tema chamou a minha atenção e da professora Flávia, pois vemos poucos estudos sobre isso em Fisioterapia", explica Aline, que foi orientada pela professora Flávia Martins Gervaso.
"Muito se fala sobre o quanto essa doença afeta idosos e adultos mais velhos porém na população infantil essa investigação ainda é escassa. O que percebemos foi que, por mais que a doença seja menos letal em crianças e adolescentes, os fatores de risco (condições de saúde anteriores à covid-19) que essa população pode apresentar podem influenciar diretamente no seu desenvolvimento e gravidade do caso e, consequentemente, no perfil de crianças e adolescentes mais atingidos em cada faixa etária. Além disso, pudemos ver quais regiões do país com maior número de casos e isso pode se relacionar com características socioeconômicas", completa a estudante.
Sobre o Cobraf
O Congresso Brasileiro de Fisioterapia é um dos maiores eventos científico de Fisioterapia do País. O objetivo da Cobraf é proporcionar embasamentos teóricos e práticos para a Fisioterapia baseada em evidências, aliando educação, ciência, tecnologia e inovação. O evento contempla uma variedade de atividades, com temas diversos e atuais da prática fisioterapêutica, com a participação de profissionais renomados do Brasil e do exterior e com apresentações de trabalhos científicos em andamento.
Aline conta que ficou muito feliz por representar a UEG no evento. "Poder representar a Universidade em um evento nacional foi muito especial e destaca o nosso potencial. Além disso, eu tenho bastante interesse em seguir a carreira acadêmica e levar as produções em eventos como esse é muito importante para um próximo passo em um mestrado e doutorado. Sem falar que ver um estudo epidemiológico ganhar destaque enfatiza a necessidade de um olhar para a gestão e promoção de saúde, o que me deixa muito feliz. O fisioterapeuta é um profissional que lida diretamente com as demandas da população e é nosso dever nos fazer presentes em todos os níveis de atenção à saúde", ressalta.
Para mais informações sobre o Cobraf, visite o site do evento.
(Comunicação Setorial|UEG)