Em cerimônia realizada na última quinta-feira, 23, na Câmara Municipal de Goiânia, o professor Ademir Luiz da Silva, docente da Universidade Estaual de Goiás (UEG), foi agraciado com a medalha Comenda ao Mérito de Cultura Júlio Vilela.
A comenda, segundo texto do diploma, é um "reconhecimento às relevantes ações desenvolvidas para construção, produção e realização de todas as formas de manifestações da arte e da cultura".
Sobre o professor
Ademir Luiz da Silva - Possui doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pós-doutorado em Poéticas Visuais e Processos de Criação. É docente do programa de pós-graduação interdisciplinar Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (Teccer|UEG) e dos cursos de História e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás. É bolsista pesquisador do Instituto Camões de Portugal. Participou da equipe de criação da Editora da UEG. Vencedor do Prêmio Cora Coralina de 2002 e do Prêmio Hugo de Carvalho Ramos 2014. Recebeu o Troféu Goyazes em 2013 e as comendas Medalha do Mérito Cultural em 2015 e Medalha do Mérito Anhanguera em 2019, concedidas pelo Governo do Estado de Goiás. Ainda em 2019 recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Em dezembro de 2020 tornou-se sócio honorário do Gabinete Literário Goyano, entidade cultural fundada em 1864. É presidente da União Brasileira de Escritores de Goiás.
(Comunicação Setorial|UEG)