Na última sexta-feira, 27, quarto dia do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (23° Fica), a Universidade Estadual de Goiás (UEG) promoveu uma série de atividades no âmbito do Fórum Ambiental: Saúde e Meio Ambiente. A programação contou com mesa de debate, mostra fotográfica, oficinas e apresentação cultural.
Na mesa de debate intitulada “A perspectiva crítica do lazer: diálogos contemporâneos”, o mediador Marco Aurélio Pedrosa de Melo recebeu os debatedores Mateus Orio, Felipe de Almeida e Cleito Pereira dos Santos, que trouxeram reflexões críticas sobre lazer e turismo. A atividade foi transmitida pelo canal do Câmpus Cora Coralina no YouTube.
A mostra fotográfica “Agricultura familiar: plantando e colhendo vida” contou com uma série de fotografias dos artistas: Isadora Rios Barbosa Vellasco, João Gabriel Coura de Marins, Laura Céia de Carvalho Santos, Antônio Fabrício Evangelista Barbosa, Patrícia Dias Tavares, Mylena Mendonça Martins e Pollyane de Paula Pereira.
Na oficina “Compostagem: aprendendo a compostar resíduos sólidos”, ministrada por Janete Rego Silva, Jason Carvalho Machado, Jaqueline Vilas Boas Talga, André Baleeiro, os participantes puderam aprender sobre os tipos de resíduos e como separá-los, como transformá-los em adubo orgânico, quais os tipos de composteira e como funciona o processo de compostagem. O professor Orlemar Moreira, do Instituto Federal, que participou da oficina junto com seus alunos, acredita que o processo educativo começa na escola, mas que ele vai para casa e para todos os espaços. "Sendo assim, a oficina de compostagem é importante para pensar sobre a quantidade de resíduos que produzimos e sua destinação", afirmou.
Já a oficina “Alimento e Saúde: culinária saudável e agroecológica”, ministrada por Nayana Carneiro Caetano Lima Rocha, relacionou os temas agroecologia e alimentação saudável e abordou técnicas de cuidado e preparo dos alimentos utilizando plantas não convencionais. Luciene Cesar de Oliveira, residente da cidade de Goiás e participante da oficina, destacou que pode ampliar seus conhecimentos acerca de sabores, temperos, cortes e acrescentou “vou colocar em prática o que eu aprendi”.
As atividades do Fórum Ambiental foram encerradas com a apresentação especial da Orquestra de Violeiros que emocionou reacendendo a música sertaneja de raiz.
Fórum Ambiental
O Fórum Ambiental busca identificar problemas e refletir sobre possíveis soluções que possam garantir uma relação mais harmoniosa e sustentável da sociedade com o planeta. Em 2022, a temática central do Fórum é “Saúde e Meio Ambiente”, considerando em especial o processo pandêmico da covid-19. As atividades do Fórum Ambiental abrangem novas formas de relacionamento com o meio ambiente e temas como a produção de alimentos agroecológicos, da medicina natural, conservação dos bens naturais e a construção coletiva dos processos de defesa da natureza.
O Fórum Ambiental acontece no âmbito do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (23° Fica).
Para outras informações sobre as atividades, consulte a Programação completa do Fica 2022.
Mais informações sobre o Festival no site do Fica 2022.
(Comunicação Setorial|UEG)