Na última sexta-feira, 6 de maio, foi publicado no Diário Oficial do Estado de Goiás o Decreto nº 10.084, que denomina a Fazenda Escola do Câmpus Oeste da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com sede em São Luís de Montes Belos, em homenagem ao professor Renato Tângari Dib, falecido em agosto do ano passado, vítima de complicações decorridas da covid-19.
O falecimento precoce do professor Renato, aos 53 anos, causou grande comoção na comunidade universitária e externa. Tido como um dos mais zootecnistas relevantes do país, o professor contribuiu amplamente com o desenvolvimento da pecuária de Goiás e do Brasil.
Muito estimado por colegas e discentes, o professor deixou um legado de profissionalismo e competência para seus alunos dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária no Câmpus Oeste da UEG.
Entre as diversas contribuições do professor Renato Dib para a UEG, destaca-se sua ajuda na consolidação da Fazenda Escola do Câmpus Oeste, que agora leva seu nome.
Professor Renato Dib
Renato Tângari Dib, nasceu em 1968 em Uberaba (MG). Era graduado em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia de Uberaba; Especialista em Produção de Ruminantes pela Universidade Federal de Lavras (Ufla); e Mestre em Zootecnia (Ufla). Era professor efetivo na Universidade Estadual de Goiás, atuando nos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária, no Câmpus Oeste, em São Luís de Montes Belos.
Possuía experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Exigências Nutricionais dos Animais, atuando principalmente nos temas bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, produção animal, nutrição bovinos, alimentação de bovinos de leite e corte e alimentos e alimentação de animais. Foi membro da Comissão de Pecuária de Corte da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg) e consultor técnico em nutrição e produção de bovinos.
Ao longo dos 30 anos de carreira na Zootecnia, participou da formação de centenas de zootecnistas e contribuiu para o desenvolvimento da pecuária goiana e brasileira, o que o levou a ser considerado um dos 20 zootecnistas mais respeitados do Brasil, eleito pela BeefPoint (2019). Recebeu ainda o Mérito Zootecnista Estado Goiás, pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, e homenagem de destaque em Zootecnia pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Estado de Goiás.
Fazenda Escola Renato Tângari Dib
A Fazenda Escola do Câmpus Oeste da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em São luís de Montes Belos, conta com 48,4 hectares de extensão, onde são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão relativas aos cursos de Medicina Veterinária, Tecnologia em Laticínios e Zootecnia, além do Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável.
Entre os projetos desenvolvidos na Fazenda Escola, estão baseados o Centro de Ensino e Pesquisa Animal e Vegetal (Cepav); o Laboratório de Biotecnologia em Reprodução Animal (Biotec); e o Laticínio Escola.
(Comunicação Setorial|UEG)