A professora Dr.ª Ivonete Bueno dos Santos, assessora administrativa da Assessoria de Relações Exteriores da Universidade Estadual de Goiás (Arex|UEG), visitou, entre os dias 26 a 30 de abril, duas universidades nos Estados Unidos em busca de convênios de cooperação internacional para a UEG. A visita fez parte da proposta de internacionalização com universidades de Arkansas e de Mississipi.
Em Mississipi, a prof.ª Ivonete foi recebida por Tracy Case Koslowsky Witney, diretora de Recrutamento e Desenvolvimento do Programa Intensivo de Língua inglesa, e Blair McElroy, diretora do departamento internacional da Universidade de Mississipi. Na universidade de Arkansas — Little Rock, a reunião foi com a coordenadora do Programa Intensivo de Língua inglesa, professora Sarah Porter.
As diretoras de ambas as universidades avaliaram perspectivas de parcerias e colaborações internacionais, principalmente no que se refere ao intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação e desenvolvimento de pesquisas.
Segundo a prof.ª Ivonete, os programas de línguas estão de portas abertas para receber docentes e discentes da UEG e isso possibilitará a implantação e formação de redes de pesquisas internacionais, com vistas a aprimorar a qualidade da produção científica, bem como promover a mobilidade de docentes e discentes para o exterior e do exterior para a UEG.
A professora afirma que os contatos com a Universidade de Arkansas - Little Rock e com a Universidade de Mississipi foram muito proveitosos e prevê cooperações não apenas no tocante a língua inglesa, mas também com cursos de graduação da UEG. O objetivo inicial será ofertar cursos para qualificar o processo de ensino e aprendizagem de inglês em Goiás, tantos de alunos, como de professores da UEG. A professora ressalta ainda que o convênio contará com seleção de bolsas de estudos.
"É uma oportunidade muito significativa para que os estudantes, tanto dos cursos de Letras, como de outros interessados possam ter contato com falantes nativos, conhecer mais sobre os aspectos culturais de outro país, além de promover nossa cultura e a língua portuguesa", explica a prof.ª Ivonete Bueno.
(Comunicação Setorial|UEG)