O estudante Manoel Roseno Pereira Lima, do 5º período do curso de Educação Física da da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Goiânia – Eseffego, conquistou a 57ª colocação no ranking mundial de parabadminton.
Manoel foi um dos convocados pela Associação Paralímpica do Estado de Goiás (Aspaego) e participou do Brasil International Parabadminton 2022, ocorrido em São Paulo, entre 17 e 24 de abril, que serviu de base para a criação do ranking.
O atleta afirma que a participação na competição internacional foi muito importante para ele. "Mesmo não indo para as semifinais, consegui entrar para o ranking mundial”, comemora.
O estudante possui uma deficiência chamada lesão de plexo braquial do membro superior direito, que interrompe os sinais que vão do cérebro para os músculos, impedindo que a musculatura do braço, antebraço e mão funcionem adequadamente.
Manoel explica que pratica o badminton desde 2019 e mesmo tendo parado de treinar em 2020, com o início da pandemia, no fim de 2021 retomou os treinos e conseguiu ser convocado para a competição internacional, com a orientação dos técnicos José Aparecido Alves de Oliveira Júnior, Marcos Dias de Santana e Luzia Inês de Oliveira Sousa.
(Comunicação Setorial|UEG)