A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Goiás (PRG|UEG), em parceria com o curso de Psicologia da Unidade Universitária de Inhumas, ligada ao Câmpus Metropolitano, irá realizar a segunda edição do "Programa Acolher Docentes UEG: compartilhando boas práticas de saúde emocional", com início na primeira semana de maio. O Programa seguirá no mesmo formato da primeira edição, com encontros de caráter terapêutico e formativo.
O Programa Acolher Docentes UEG foi produzido e estabelecido em 2021 com a finalidade de dar apoio psicológico aos docentes da Universidade, oportunizando um espaço de vivência no que se refere ao cuidado de sua saúde mental. Busca possibilitar aos participantes uma melhor percepção da importância desse cuidado e a oportunidade trocas e relatos de experiência acerca de desconfortos psíquicos que podem ser decorrentes do trabalho e de demandas que causem fadiga, estafa e cansaço psíquico.
Os docentes podem se inscrever para participar do Programa por meio do preenchimento do formulário disponível neste Link. O período para inscrições será do dia 3 a 10 de maio.
A segunda edição do Acolher Docentes UEG ocorrerá entre os meses de maio a setembro de 2022, com dois encontros mensais, nas seguintes datas: 14 e 21 de maio; 14 e 18 de junho; 6 e 20 de agosto; e 3 e 17 de setembro.
Os encontros serão realizados de forma remota pela plataforma Google Meet e a mediação ficará sob a responsabilidade dos psicólogos que desenvolvem o Programa. A perspectiva é de contribuir com a identificação dos desconfortos psíquicos e emocionais vividos pelos docentes, esclarecer as principais causas desses desconfortos no ambiente acadêmico e dar orientações e encaminhamentos para lidar com eles, além de oferecer caminhos para superá-los.
Saberes UEG
No dia 2 de maio o Saberes UEG, transmitido pela UEG TV, terá o Programa Acolher Docentes como tema. Na ocasião, a prof.ª Lílian Barbosa de Morais será a entrevistada, trazendo informações e respondendo as dúvidas acerca do Programa.
A professora vai discutir as perspectivas para a nova edição do Programa; a importância de promover ações que atendam e acolham as situações de sofrimento psíquico vivenciadas pelos professores da Universidade; reflexões sobre os processos de trabalho que geram exaustão e sofrimento no trabalho; e a importância do trabalho terapêutico para promover reflexões e vivencias que ajudem a superar ou minimizar o sofrimento no trabalho.
Mais informações sobre o Programa por meio do telefone (62) 3328-1175 ou pelo e-mail programaseprojetos.prg@ueg.br
(Comunicação Setorial|UEG)