Em maio de 2021 a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Goiás (PRG|UEG), em parceria com o curso de Psicologia da Unidade Universitária de Inhumas, ligada ao Câmpus Metropolitano, promoveu o Programa Acolher Docentes UEG com o objetivo de dar apoio psicológico aos docentes da Universidade que, em função da pandemia de covid-19 e do ensino remoto, sofreram tensão e desgaste psíquico e emocional.
Durante rodas de conversas, realizadas pelo Google Meet, psicólogos identificaram os desconfortos psíquicos e emocionais vividos pelos docentes, esclareceram as principais causas desses desconfortos no ambiente acadêmico e deram orientações e encaminhamentos para lidar com eles, além de oferecer caminhos para superá-los.
No total, foram realizados 12 encontros ao longo do ano, cinco encontros aconteceram no primeiro semestre e outros sete no segundo semestre.
De acordo com a prof.ª Lílian Barbosa de Morais, uma das responsáveis pelo Programa, o Acolher Docentes UEG é um projeto inovador da Universidade que proporcionaum espaço de trocas de experiências e vivências para os docentes. "Os encontros foram significativos com oportunidade de ampliação das relações pessoais e acadêmicas, sempre pautados pelo cuidado na escuta do outro. Sendo um espaço para os docentes tornou-se lugar de compartilhamentos de desejos, frustrações e alegrias acadêmicas. Percebi neste projeto um apoio terapêutico para nossas angústias e inquietações universitárias, apoio este amparado nos pressupostos científico e profissional de uma escuta qualificada dos docentes psicólogos no curso de Psicologia", afirmou a prof.ª Lílian. "Honrada pela primeira edição do projeto e com ótimas expectativas para iniciar a segunda edição e que mais colegas possam ser acolhidos", completou.
A próxima edição do Programa está prevista para início de maio, com inscrições a partir do dia 25/04.
(Comunicação Setorial|UEG)