Será realizado entre os dias 21 e 25 de março o Projetar.se, evento que promove uma série de atividades de formação e difusão cinematográfica e conta com a participação de alunos e docente do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
A programação conta com oficinas, uma live e a exibição de dois curtas-metragens. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 16 de março em www.linktr.ee/imensidao.
O projeto é uma realização da Vie Filmes e da Imensidão Filmes através da Lei Aldir Blanc com apresentação do Ministério do Turismo, da Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal, do Governo de Goiás e da Secult - Goiás.
Com a intenção de contribuir para a formação de público e de profissionais do audiovisual em Goiás, as atividades destinam-se prioritariamente a estudantes universitários de cinema e áreas afins de Goiás, bem como produtores culturais, executivos, roteiristas, pesquisadores e demais interessados em linguagem audiovisual.
Oficinas
A oficina "Desenvolvimento de projetos audiovisuais", ministrada pela produtora, diretora e egressa da UEG, Milena Ribeiro, entre os dias 24 e 25 de março, terá como público-alvo estudantes de Cinema e Audiovisual de Goiás. "A oficina irá propor caminhos para a análise do produto cultural a ser desenvolvido, com a intenção de pensar estratégias criativas para o financiamento do audiovisual em diálogo com o mercado regional", afirma Milena.
Já a oficina "Filme-carta", ministrada pelo professor do curso de Cinema e Audiovisual da UEG, Rafael de Almeida, será destinada ao público infantil do ensino fundamental e seus professores, e ocorrerá nos dias 21, 23 e 25. "O filme-carta promove uma forma de encontro entre todos os estudantes, intensificando sua atenção em relação à comunidade com a qual vivem", observa o professor.
As oficinas acontecerão de forma remota, por meio de videoconferência na plataforma Google Meet. As inscrições para ambas devem ser realizadas até o dia 16, por meio do preenchimento de ficha de inscrição on-line. São ofertadas, ao todo, 30 vagas para cada. Inteiramente gratuitas, as oficinas têm carga horária total de 6 horas-aula. Os participantes selecionados serão notificados por e-mail com o link de acesso à aula.
Live
No dia 22 de março a live "Financiamento coletivo: um estudo de caso do curta 'Quando parei de me preocupar com canalhas'" vai refletir sobre o financiamento coletivo (crowdfunding) como ferramenta efetiva para a obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral, de pessoas físicas interessadas na iniciativa.
A reflexão será baseada em um estudo de caso do curta-metragem "Quando parei de me preocupar com canalhas", dirigido e produzido por Tiago Vieira, aluno do curso de Cinema e Audiovisual da UEG. "Ao analisar a estratégia de financiamento coletivo do filme, meu objetivo é apontar possibilidades a partir do crowdfunding em virtude do cenário pós-pandêmico", aponta o diretor.
A live será transmitida às 19h, pelo canal da UEG TV no YouTube. Para receber certificado de participação as inscrições devem ser realizadas até o dia 16, por meio do preenchimento de ficha de inscrição on-line.
Curtas-metragens
No dia 22 serão disponibilizados, de forma gratuita e on-line, dois curtas-metragem produzidos pela Vie Filmes: "Quando parei de me preocupar com canalhas" (Tiago Vieira, 2015); e “Vamos continuar e permanecer aqui” (Tiago Vieira, 2011). As obras poderão ser acessadas em www.vimeo.com/viefilmes.
(Comunicação Setorial|UEG)