A oficina "Desvendando o filme", ministrada por Ceiça Ferreira, recebe inscrições para os interessados em análise fílmica como procedimento metodológico.
Com mediação da professora e pesquisadora de cinema e audiovisual Ceiça Ferreira, a oficina ocorrerá de forma remota, por meio de videoconferência na plataforma Google Meet, no dia 15 de fevereiro, das 14h às 17h. As inscrições devem ser realizadas até 11/02, por meio do preenchimento de ficha de inscrição on-line, neste link. São ofertadas, ao todo, 30 vagas.
Inteiramente gratuita, a oficina tem carga horária total de 3 horas-aula e se destina a jovens estudantes universitários de Comunicação, Cinema e Audiovisual e outros cursos de ciências humanas. Os participantes selecionados serão notificados por e-mail com o link de acesso à aula.
O projeto é promovido com recursos da Lei Aldir Blanc e é uma realização do Ministério do Turismo, da Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal, da Prefeitura de Goiânia e Secretaria Municipal de Cultura.
O objetivo da oficina é discutir diversas possibilidades que são aliadas à metodologia de análise fílmica. "Essa metodologia possibilita a compreensão da materialidade do filme articulado ao seu contexto histórico, dinâmicas de produção e relações de poder, que incidem sobre os processos de representação construídos por meio da construção narrativa, estética e da linguagem audiovisual", explica Ceiça Ferreira. "A análise fílmica é capaz de aliar a investigação sobre a forma e o conteúdo do filme, o que interessa a diversas áreas do conhecimento que se valem do cinema como objeto de estudo", complementa a pesquisadora.
A oficina conta também com produção executiva de Milena Ribeiro e coordenação pedagógica de Rafael de Almeida, com realização assinada pela produtora Imensidão Filmes.
Sobre a ministrante
Ceiça Ferreira é professora e pesquisadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unidade Universitária de Goiânia – Laranjeiras da Universidade Estadual de Goiás (UEG). É doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), com estágio no Programa Doutoral em Estudos Culturais da Universidade de Aveiro/Portugal. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de comunicação e cultura, raça, gênero e sexualidade no cinema e no audiovisual.
(Comunicação Setorial|UEG)