O professor Edson Arantes, coordenador do Câmpus Norte da Universidade Estadual de Goiás (UEG) publicou o artigo "Hermes, o logos e a educação de um jovem romano: uma análise do epítome das tradições teológicas dos gregos, Lucius Annaeus Cornutus (Século I d.C.)" , na revista internacional Acta Scientiarum Education, Qualis A2, que publica trabalhos relacionados à educação.
No artigo, o professor Edson aborda o uso da mitologia na formação dos jovens romanos. "Eu analiso como o mitógrafo Curnuto, provavelmente um liberto da casa de Sêneca, usa o mito de Hermes para transmitir valores importantes para a formação do homem romano", explica.
Segundo o professor, Hermes é deus dos mercadores e dos trapaceiros. "No texto que analisamos é a divindade das palavras, que eleva o homem forte a ocupar os espaços dignos na sociedade. A proposta pedagógica desse escritor vincula a compreensão dos mitos com o entendimento filosófico e as antigas narrativas guardadas na memória greco-romana seriam a fonte de conhecimento ideal para a formação do cidadão romano", salienta.
Edson Arantes diz que essa é uma publicação muito importante, pois analisa um autor desconhecido do público brasileiro. "Eu não encontrei nenhum trabalho em língua portuguesa sobre ele. Uma das dificuldades está na complexidade da tradução do grego desse autor, que utiliza a construção de etimologias para identificar o sentido alegórico de um mito", destaca.
O artigo pode ser lido neste link.
(Comunicação Setorial|UEG)