Pela primeira vez em 25 anos, o Estado de Goiás participa do São Paulo Fashion Week (SPFW). A estreia é nesta quinta-feira, 24, às 19h50, com o desfile da marca Naya Violeta. A marca foi indicada pela equipe de jornalismo do site FFW do UOL por ter sido criada por uma empreendedora racializada, que trabalha suas raízes em suas coleções.
Naya Violeta é egressa do curso superior de tecnologia em Design de Moda da Unidade Universitária de Trindade da Universidade Estadual de Goiás (UEG), onde criou a marca há 10 anos. Ela faz parte do Programa Sankofa, resultado da parceria entre a startup de inovação social Vetor Afro Indígena na Moda (Vamo) e o movimento Pretos na Moda, que tem como objetivo dar visibilidade, apoio e suporte a empreendedores racializados. A primeira iniciativa do movimento acontece nesta edição do São Paulo Fashion Week, iniciada ontem, 23, e segue até o dia 27 de junho.⠀
O projeto escolheu, por meio de uma equipe de jurados, oito marcas independentes de designers negros e indígenas que irão passar por um processo de mentoria e estrear nesta edição do maior evento de moda do Brasil. As marcas participantes são: Meninos Rei, Naya Violeta, Mile Lab, Santa Resistência, Az Marias, Silvério, Ta Studio e Ateliê Mão de Mãe.⠀
Para a coordenadora central de Design de Moda da UnU Trindade, Carla Barros Nascimento, a participação de Naya Violeta no SPFW é uma conquista para o Estado, pois geralmente participam desses eventos marcas do eixo Rio-São Paulo, no máximo Minas Gerais. "É um evento de muita visibilidade, com certeza é um grande marco na carreira de qualquer designer de moda", destaca.
Naya Violeta possui a marca de slow fashion e autoral homônima, que pode ser conhecida no site nayavioleta.com.br. "O Centro-Oeste é muito visto com um viés de produção e, às vezes, menos pela criação autoral", salienta a designer que trabalha de forma colaborativa na comunidade em que vive. "Temos um senso de comunidade, talvez até por ser do interior. A gente se ajuda, queremos crescer juntos. Mais do que ser uma marca grande, quero seguir com coerência e fiel aos meus valores", reforça.
Nesta edição, pela segunda vez consecutiva, o SPFW acontece de forma online devido à pandemia de covid-19. Ao todo serão 43 marcas mostrando suas coleções, através de fashion films transmitidos ao vivo pelo site do SPFW.
(Dirceu Pinheiro|Comunicação Setorial|UEG)