Com o objetivo de promover informação e conhecimento durante a quarentena, o estudante Émerson Thiago, do curso de Direito do Câmpus Norte da Universidade Estadual de Goiás (UEG), sediado em Uruaçu, teve a iniciativa de criar o projeto "Minuto do Direito". Trata-se de um podcast no aplicativo de streaming Spotify e canal de vídeos na plataforma do YouTube, com conteúdo jurídico, apresentado de forma simples e prática, voltado especialmente para estudantes e profissionais da área do Direito, porém com desenvolvimento de temas acessíveis e cuja abrangência alcança a população em geral.
"Enquanto acadêmico de Direito na UEG, passei por algumas experiências que muito me enriqueceram, desde a presidência do Centro Acadêmico do curso, bem como a monitoria de algumas disciplinas, até agora como estagiário no Tribunal Regional Eleitoral. Experiências essas que me trouxeram certa visibilidade. Acredito que por esse motivo, por diversas vezes fui procurado por colegas de curso para tirar dúvidas sobre estágio, indicação de livros, métodos de estudo, entre outros temas. Percebi que havia uma grande sede por conhecimento nesse meio, o que é natural, já que o Direito é uma área muito ampla", contou Émerson Thiago, idealizador e fundador do projeto.
Émerson enumera as vantagens das duas ferramentas. "A vantagem do Podcast é que você pode ouvir em qualquer lugar. Você pode estar na academia ou em uma fila de um banco, por exemplo, e aprendendo coisas novas ou se atualizando. Já o YouTube será mais interessante para fazer anotações caso deseje, pois lá eu trabalharei com mapas mentais", explica.
O estudante diz que a ideia é que todo fim de semana sejam lançados áudios e vídeos novos. "Desde revisões para graduação, curiosidades sobre direitos assegurados pela legislação vigente, até súmulas do STF/STJ, curiosidades sobre estágio, carreiras públicas e privadas na área do Direito, bem como inovações legislativas relevantes e resumos ou indicações de livros jurídicos serão discutidos", reforça.
Para acessar o podcast no Spotify, clique AQUI.
Para acessar o canal no YouTube, clique AQUI.
(Comunicação Setorial|UEG)