A Ouvidoria da Universidade Estadual de Goiás registrou um aumento de 235% de manifestações em 2020 em relação a 2019. Enquanto em 2019 foram registradas 335 manifestações, no ano passado foram 1.125, todas finalizadas.
De janeiro a até esta terça-feira, 16 de março, Dia do Ouvidor, já foram registradas 269 manifestações, com 220 finalizadas até o momento.
Os dados acima mostram que a ferramenta implementada na UEG em 2012 com o intuito de auxiliar o cidadão em suas demandas com a Instituição, vem ganhando força junto à comunidade universitária.
Segundo a ouvidora Setorial da UEG, professora Edna Duarte, a Ouvidoria existe para escutar as reivindicações, as denúncias, as reclamações, mas também as sugestões e os elogios sobre o desempenho da Universidade, estimulando a participação popular e contribuindo para a boa gestão dos recursos públicos e preservando os princípios que devem nortear a conduta da administração pública. "Mas, ao contrário do que alguns leigos podem pensar, a Ouvidoria não serve somente para criticar ou 'ficar no pé' dos setores. Sua principal característica é ser um instrumento de comunicação da população-comunidade com a administração pública", salienta Edna.
De acordo com Edna, o ouvidor tanto protege o cidadão quanto põe a administração pública a salvo de críticas injustas e acusações infundadas. "A boa administração interessa a todos", diz destacando que os relatórios da Ouvidoria são excelentes instrumentos de governança e de prestação de contas que podem transformar entradas em indicadores, mediante uma atuação articulada e em rede. "Na prática, a Ouvidoria é educadora, é a pedagogia da Administração, que pode contribuir para uma práxis de resultados, eficiente e eficaz e, ainda, para a desconstrução das ouvidorias simbólicas, fomentando, por conseguinte, os espaços democráticos e a inovação no contexto da Universidade", reforça.
Edna explica que a Administração pública está sujeita a falhas. Assim, se qualquer erro ocorre, a organização responsável deve corrigi-lo e encontrar meios de prevenir futuras ocorrências. "Uma Ouvidoria atuante possibilita a melhoria do serviço ofertado pela Instituição, além de contribuir no fortalecimento da cidadania. O cidadão vê que adianta reclamar, sugerir, elogiar, pois providências são tomadas", salienta.
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