“Educação brasileira, sociedade e formação humana: percursos” é o livro publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), com artigos de nove docentes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) que realizaram o doutorado em Educação, através do Convênio de Doutorado Interinstitucional entre a UEG e a UFG, iniciado em 2015 e concluído em 2018.
A organização ficou a cargo das professoras Anita Cristina Azevedo Resende e Maria Margarida Machado. A obra possui 344 páginas e foi editada pela Editora da Imprensa Universitária da UFG. Ao todo, o livro traz 18 artigos, divididos em duas seções. A Seção 1, intitulada Educação Brasileira: Cursos e Percursos, é composta por artigos dos professores Maria Margarida Machado (UFG), Rodrigo Bastos Daude, Rosolindo Neto de Souza Vila Real, Núbia Cristina dos Santos Lemes, Vera Lúcia Alves Paganini, Cláudio Pires Viana, Kênia Abbadia de Melo, Maria Olinda Barreto e Paulo Sérgio Catanheide Ferreira (UEG).
Na seção 2, com o título “Sociedade, saber e educação”, traz os artigos dos professores Anita Cristina Azevedo Resende (UFG), Cláudio Pires Viana, Rosolindo Neto de Souza Vila Real, Vera Lúcia Alves Paganini, Maria Olinda Barreto, Keides Batista Vicente, Paulo Sérgio Catanheide Ferreira e Rodrigo Bastos Daude (UEG).
Segundo a professora Anita Cristina, um dos objetivos do Dinter foi incentivar a produção científica qualificada dos professores, articulando-a ao ensino e à pesquisa como parte do processo de formação e de desenvolvimento interinstitucional. “Esse livro sintetiza parte substantiva do processo e do projeto de formação do PPGE-FE-UFG ao retomar processos históricos, passados e contemporâneos, que desafiam cotidianamente o fazer de todos que estejam comprometidos com os processos educativos. Acatar a urgência de defender a educação pública e de qualidade é tarefa de todos. Esperamos que essa coletânea possa contribuir para isso”, ressalta.
A professora Maria Margarida, que ministrou a disciplina Educação Brasileira e uma das organizadoras do livro, diz que o compromisso dos capítulos está vinculado às disciplinas ministradas. “O PPGE oferece disciplinas de caráter abrangente para que os pesquisadores pensem as problemáticas da educação, da sociedade e da formação humana na sua totalidade, para a partir daí pensar na especificidade de cada tese. Partindo da totalidade para a especificidade posso ver além das aparências. Esse é o objetivo destas disciplinas, cada uma com seu foco”, salienta.
(Dirceu Pinheiro | Comunicação Setorial | UEG)