Chegou ao fim na noite dessa sexta-feira, 16, o VII Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Goiás (Cepe|UEG). Realizado pela primeira vez no formato online, a edição deste ano teve como tema "Transpondo desafios na educação e desenvolvimento em tempos de pandemia". Com números expressivos de inscrições e de participantes ao longo de três dias, a tendência é que os próximos eventos tenham formato híbrido. "Apesar do momento difícil, tivemos muitas experiências positivas. Isso nos traz a possibilidade de pensar em edições futuras que integrem atividades presenciais e remotas até como forma de ampliar o alcance do congresso", antecipou o reitor interino da UEG, professor Valter Gomes Campos.
A cerimônia de encerramento do Cepe foi transmitida de formato online pela UEG TV, assim como a maior parte da programação do evento. Ela contou com a presença, além do reitor Valter Campos, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PrG), professor Everton Tizo, da pró-reitora de Graduação (PrG), professora Suely Cavalcante, e da pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis (PrE), professora Adriana Ribon. Acompanharam a sala representantes do gabinete de gestão da UEG, diretores de institutos acadêmicos, coordenadores de câmpus e de unidades universitárias, docentes, discentes e servidores técnicos-administrativos da UEG, além da comunidade em geral.
O reitor interino, professor Valter Campos, destacou o momento adverso e inesperado enfrentado pela UEG e por todo o mundo em razão da pandemia de covid-19. No entanto, ele disse que a universidade buscou se reinventar no cotidiano e que a realização do Cepe serve como referencial desse papel representado. "Nós nos superamos. Realizarmos um evento com estes números e esta qualidade é motivo para celebrarmos. O que tivemos foi o ensino, a pesquisa e a extensão saltando aos nossos olhos. Reconheço que foi um momento marcante, histórico".
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Everton Tizo, coordenador geral do evento, destacou os números do evento para explicar a avaliação positiva. Ao todo foram 1.430 inscritos (entre trabalhos e pessoas). Os 430 trabalhos inscritos congregaram 18 categorias diferentes de ensino, pesquisa e extensão em todas as grandes áreas temáticas da Capes. Participaram representantes de mais de 60 instituições diferentes. Ao todo foram 39 salas de apresentações orais, 60 palestrantes e convidados em diferentes atividades e 20 salas de transmissão de atividades. Até as 19h30 do dia 16/10, as lives tinham registrado 3.255 acessos. "Esses números comprovam o grande envolvimento e a grande participação", disse.
Pró-reitora de Graduação, professora Suely Cavalcante, que contou ter participado de todas as sete edições do congresso, também tem argumento na mesma linha. "Constatamos mais uma vez a importância do Cepe para a UEG. O evento tem uma magia, um encantamento. Creio que é por unir docentes, discentes e comunidade externa, além de unir diferentes cidades e lugares. E o Cepe a distância conseguiu manter isso e também conseguiu refletir o tema ao qual de propôs: 'Transpondo desafios na educação e desenvolvimento em tempos de pandemia'. O evento foi planejado para se adaptar ao atual momento e conseguiu cumprir isso", afirmou.
A pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, professora Adriana Ribon, também comemorou os bons números e resultados de 2020, ressaltando que o modelo digital traz um diferencial importante, que é o fato de que as apresentações, palestras e mesas-redondas ficarão gravadas, consolidando a participação de cada um, o que faz com o que o evento não acabe e sim que se perpetue. Ela salientou que o Cepe significou um espaço virtual de encanto e de várias possibilidades. "Foram interações significativas reforçando o tripé ensino, pesquisa e extensão", afirmou.
Integração
O Cepe é o maior evento da UEG e congrega todas as áreas de formação e conhecimento. Este ano, com formato inovador e digital, teve atividades nos períodos matutino, vespertino e noturno, incluindo apresentação de trabalhos, palestras, simpósios temáticos, minicursos, mesas-redondas e oficinas.
A programação completa foi exibida pela UEG TV e ficará disponível no site da emissora (www.ueg.tv.br) e na página oficial da emissora no YouTube (www.youtube.com/uegtv).
(Comunicação Setorial|UEG)