A leitura foi o centro do debate da mesa-redonda "Da importância do ato de ler: por que ainda é preciso falar sobre isso?" promovida de forma online durante o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Goiás (Cepe|UEG) na tarde desta quinta-feira, 15. Os professores presentes no debate destacaram a necessidade de cada vez mais se incentivar as diferentes formas de leitura como forma de se construir uma sociedade mais plena e igualitária. O encontro foi promovido pela Pró-reitoria de Graduação (PrG) e foi transmitido pela UEG TV.
Participaram da mesa-redonda as professoras Maria Aurora Neta e Nismária Alves David e o professor Patrick Di Almeida Vieira Zechin. O encontro foi mediado pelo professor Flávio Alves Barbosa, da PrG da UEG, que destacou em sua fala que mais do que a necessidade do incentivo à leitura, é importante garantir o direito de ler de cada um. Ele ressaltou que a pessoa precisa ter preservado o direito de ler o que quer que deseje ler.
Para a professora Maria Aurora, o assunto é recorrente. E isso não ocorre por acaso, sendo que atualmente no Brasil, um número em torno de 50 milhões de pessoas não têm acesso à leitura e que isso influencia diretamente em seu cotidiano. Ela salientou que uma gama de questões corriqueiras da vida diária depende da leitura e que as pessoas não podem ser privadas disso. "Eu diria que é fundamental aprender a ler para viver", disse.
Já a professora Nismária Alves David fez uma fala voltada para a Literatura. Ela salientou que o conhecimento literário influencia na vida do cidadão, impacta no seu cotidiano e alimenta sua curiosidade e a sua imaginação, além de contribuir para a formação do sentido crítico. No entanto, ela reconheceu que no mundo excessivamente utilitário como o atual, a prática sofre resistências. Por outro lado, ela acredita que é preciso trabalhar para romper essas barreiras. Mas no mundo utilitário atual, isso fica complicado. "A Literatura deveria ser prática da vida toda e não apenas uma prática da sala-de-aula. Todos devem ler!", enfatizou.
Já o professor Patrick Di Almeida chamou a atenção para o fato de que um arquiteto e urbanista estivesse presente em uma mesa redonda sobre leitura. Ele explicou, no entanto, que as formas de ler são muito amplas e que se aplicam, por exemplo, à maneira como as pessoas leem suas cidades, seus espaços de vida. "É possível ler a cidade. Mais do que isso, é preciso ler a cidade", salientou. Ele entende que, ao conseguir fazer isso, a pessoa pode passar a enxergar melhor o espaço e também a se localizar dentro dele, além de ter uma visão crítica a respeito de tudo aquilo que o cerca. "Para entender nossa situação, precisamos continuar lendo. É ler para conhecer, mas também é ler para agir", completou.
Assista a íntegra da mesa-redonda "Da importância do ato de ler: por que ainda é preciso falar sobre isso?" no canal da UEG TV no YouTube.
Em 2020, a UEG realiza a 7ª edição do Cepe, que está se consolidando como o evento mais importante da instituição por congregar todas as áreas de formação e conhecimento. O formato este ano é completamente online, em função da pandemia de coronavírus (covid-19). O tema do evento deste ano é: "Transpondo desafios na educação e desenvolvimento em tempos de pandemia".
A programação do Congresso se extende até o dia 16, com transmissão pela UEG TV no www.tv.ueg.br ou www.youtube.com.br/uegtv.
Os componentes da mesa:
Prof. Me. Flávio Alves Barbosa (mediador)
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1994). Especialista em Língua Portuguesa e em Docência do Ensino Superior, Mestre em Educação/UFG. Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás desde 2004. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, sociologia da educação, educação popular, educação em direitos humanos.
Prof.ª Dr.ª Maria Aurora Neta (UEG)
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iporá (1994). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2008) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2014). Professora aposentada da Educação básica da Secretaria Estadual de Educação de Goiás. Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos da linguagem, práticas de leitura, formação de leitores, práticas de redação e estudos sobre juventude. É colaboradora do Programa de formação, assessoria e pesquisa em juventude no Centro Cajueiro (Goiânia/Go) e participante do Observatório das juventudes na contemporaneidade da Universidade Federal de Goias. Parecerista da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Goiás. Membro do Comitê Institucional de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás. Editora-gerente da Revista Eletrônica Ícone Letras da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus São Luís de Montes Belos. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras da UEG - Câmpus São Luís de Montes Belos. Parecerista Ad Hoc da Revista Fragmentos de Cultura do Instituto de Filosofia e Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Membro do Fórum Estadual de Educação do Estado de Goiás.
Prof.ª Dr.ª Nismária Alves David (UEG)
Possui Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português/Inglês (2001) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Alto Araguaia, Mestrado em Estudos Literários (2004) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus Araraquara, Doutorado em Letras e Linguística (2010) pela Universidade Federal de Goiás e Pós-Doutorado em Estudos Culturais (2015) pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG) no Curso de Licenciatura Plena em Letras - Português/Inglês, Campus Pires do Rio, e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI), Campus Cora Coralina. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPq - Grupo de Estudo e Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa (GEPELLP). Integra a Rede Goiana de Pesquisa em Leitura e Ensino de Poesia e o GT da ANPOLL Teoria do Texto Poético. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa e ensino de Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia, literatura infantojuvenil, literatura contemporânea e ensino de literatura.
Prof. Dr. Patrick Di Almeida Vieira Zechin (UEG)
É professor efetivo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás, doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília na área de concentração de projeto e planejamento, mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atua como pesquisador do Observatório das Metrópoles/Núcleo Goiânia. São temas de interesse de pesquisa as questões relacionadas à Lógica social do espaço, à urbanização e produção da habitação na Região Metropolitana de Goiânia, e à economia política da cidade, com atenção para as dinâmicas relacionadas à desigualdade e segregação espacial.
(Comunicação Setorial|UEG)