A estudante Krislen Karolãine de Sousa Santos, do curso de Letras da Unidade Universitária de Posse, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), foi destaque na rede pública estadual de educação por ações que promovem a inclusão de alunos nesses tempos de pandemia.
Krislen é intérprete de Libras no Colégio Estadual Juventino de França Sabath, em Iaciara-GO, onde, em aulas remotas, incentivou a aprendizagem da aluna Sarah Montalvão dos Santos, do 6º ano do Ensino Fundamental, que é portadora de deficiência auditiva. Em uma das atividades, Krislen decidiu gravar um vídeo em que propõe que Sarah descubra, por meio de gestos da professora, de qual instrumento musical se trata. "Para a grande maioria das pessoas, gravar um vídeo incorporando instrumentos musicais não é tão significante, mas a pessoa que se permite sentir a essência da empatia pela comunidade surda consegue se sensibilizar e logo entender que não se trata meramente de um simples vídeo", salienta Krislen.
Veja os vídeos:
Krislen - instumentos musicais
O trabalho da aluna do Curso de Letras foi divulgado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) como uma ação criativa nesse tempo de pandemia e de aulas remotas. Confira a matéria.
O vídeo de reconhecimento dos instrumentos musicais não é o primeiro que a professora produz. As adaptações das atividades para a aluna com deficiência auditiva começaram no primeiro dia de aulas não presenciais. "Desde o dia 23 de março, tenho utilizado as gravações em vídeo com acessibilidade em Libras como um recurso didático dos conteúdos das aulas de Português, Matemática, Ciências, Geografia, Artes, História, Educação Física e Ensino Religioso", ressalta.
A discente Krislen é engajada em ações afirmativas e de inclusão e já protagonizou projetos de grande relevância da Unidade Universitária de Posse, dentre eles monitoria do primeiro curso de Libras do Centro de Idiomas, ligado ao curso de Letras.
(Comunicação Setorial|UEG)