O livro "Historiografia crítica: ensaios, analítica e hermenêutica da História", lançado recentemente pela Editora Milfontes, conta com artigos de dois professores do curso de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
O professor Eduardo Henrique Barbosa de Vasconcelos, do Câmpus Sudoeste, sediado em Quirinópolis, participa do livro com o artigo "A escrita da História de Quirinópolis-GO e seus mutismos historiográficos". "Voltar a Benjamim, novamente" é a contribuição do professor Eduardo Gusmão Quadros, do Câmpus Cora Coralina, da Cidade de Goiás,
O livro é dividido em cinco partes, com 10 artigos que abordam os temas História e Historiografia; História e Ensino; História e Memória; História Intelectual; e História e Cinema. Segundo os organizadores, a obra propõe a refletir teoricamente sobre o ofício do historiador e evidenciar aspectos fundamentais das práticas e expressões da pesquisa histórica contemporânea.
Na apresentação, o grupo de escritores diz que o projeto de publicação da coletânea chega para comemorar e rememorar os 12 anos do Grupo de Pesquisa Teoria da História e História da Historiografia no Brasil, decorrente da fundação do Grupo de Estudos em Teoria da História e Historiografia (GETH) do curso de História da Unidade Universitária de Jussara, da UEG, no ano de 2007. O Grupo foi fundado com a proposta de articular Teoria da História e Historiografia como campo de abordagem para contribuir, de forma ampla e qualificada, para a formação dos profissionais de história da referida instituição.
Confira aqui o prefácio e apresentação da obra.
(Comunicação Setorial|UEG)