Discentes da Unidade Universitária (UnU) de Caldas Novas da Universidade Estadual de Goiás (UEG) estão se mobilizando para ajudar as pessoas a superarem o período de quarentena. As ações fazem parte da campanha Seja UEG – Seja Solidário, que busca estimular iniciativas de apoio a alunos, servidores e comunidade em geral, tendo como foco minimizar os impactos da pandemia de covid-19.
Sob a coordenação da professora de Atividades Interdisciplinares, Adriana Roveri das Neves, os alunos foram divididos em diversas frentes de ação e solicitados a criar projetos que atendessem às questões sociais mais urgentes consequentes do atual momento de pandemia e isolamento. De acordo com ela, além dos impactos na área da saúde, a pandemia tem afetado sobretudo a economia do município - que tem no turismo sua principal fonte -, daí a ideia de direcionar os alunos do curso de Administração a aplicarem, de uma forma prática e efetiva, os saberes adquiridos em sala de aula, com projetos que auxiliem a sociedade. "Como os alunos demonstraram essa vontade de participar, de ajudar, aproveitamos para casar a teoria com a prática de uma maneira solidária", reitera.
Uma das ações que merece destaque é o projeto Amor e Caridade UEG, que criou um perfil no Instagram (@amorecaridadeueg) para arrecadar doações de alimentos, álcool em gel e máscaras que serão destinados a ONGs e instituições de caridade do município.
A aluna Débora de Melo Ferreira, uma das responsáveis pelo projeto Amor e Caridade UEG, afirma que viu na campanha Seja UEG - Seja Solidário uma oportunidade para ajudar aqueles que perderam sua renda devido às regras de distanciamento social. "Por já ser voluntária em uma ONG, sei que muitas pessoas necessitam de ajuda, especialmente em um momento como este, então propus esse projeto para meu grupo e estamos nos esforçando para ajudar", completa.
Outro projeto que também busca arrecadar alimentos para famílias mais afetadas pela pandemia é o Arrecada UEG (@arrecadaueg), realizado pelos alunos Isabela Silva, Ana Clara Silva, Gesiel Gomes, Clayvert Freitas e Samuel Freitas, todos do 1° período de Administração na UnU de Caldas Novas.
A aluna Isabela Silva acredita que toda forma de ajuda é relevante. "Creio que hoje, mais do que nunca, ajudar o próximo, é extremamente necessário, é questão de humanidade!", ressalta.
Solidariedade Pet
Já o projeto Doe Ração (@projeto.doeracao), coordenado pelos alunos Marcelo Aparecido, Carlos Daniel, Marcos Vinicius, Igor Folha, Rafael dos Santos e Elvis Carneiro também busca arrecadar alimentos, mas para os animais de rua, que dependem dos comedouros espalhados pela cidade para sobreviver e, por conta das regras de distanciamento, têm ficado desamparados.
"Nesse momento difícil que estamos passando, enxergamos também a necessidade de ajudar os animais de rua, não podemos esquecê-los, tendo em vista que muitos animais dependem dos comedouros para sobreviver", afirma o aluno Carlos Daniel.
Seja UEG – Seja Solidário
Se você é da comunidade acadêmica da UEG e está realizando alguma atividade interessante neste período de isolamento social, envie, por favor, e-mail para jornalismo@ueg.br para que o caso seja analisado.
(Daniel Prates|Comunicação Setorial|UEG)