Pensando nas pessoas que, por conta das regras de distanciamento e isolamento social resultantes da pandemia de covid-19, têm sua mobilidade reduzida e não podem praticar exercícios físicos regularmente, sobretudo os idosos, a professora Michelle Ferreira de Oliveira, que leciona para o curso de Educação Física da Unidade Universitária Eseffego da Universidade Estadual de Goiás (UEG) está ministrando todas as semanas aulas de ginástica online.
De acordo com a professora, que também é membro do Comitê Estratégico para Ações de Prevenção ao Coronavírus da UEG, a ação acontece em consonância com a campanha Seja UEG – Seja Solidário, que busca estimular ações de apoio aos alunos, servidores, ex-servidores e comunidade em geral, tendo como foco minimizar os impactos da pandemia de covid-19.
Ela explica que o pedido veio das participantes do projeto de extensão "Cignus Unati" que é um grupo de Ginástica para Todos, voltado para idosas. As aulas já aconteciam na UnU Eseffego presencialmente às terças e quintas-feiras pela manhã e agora optou-se por dar continuidade de forma remota, utilizando as ferramentas tecnológicas disponíveis.
São atividades de alongamento, consciência corporal e ginástica localizada. Aberto a todas as pessoas que tiverem interesse, sendo que o público alvo são as idosas.
"Tem sido desafiador tanto para mim quanto para elas, aprender a lidar com os aplicativos, entrar online e ainda manter o mesmo ritmo do presencial. Mas, é gratificante! Conseguimos estar próximas, nos movimentamos juntas e ainda conversamos sobre o que estamos vivendo", afirma a professora Michelle.
De acordo com a professora Vanessa Amaral, diretora do Instituto de Ciências da Saúde e Biológicas e presidente do Comitê Estratégico para Ações de Prevenção ao Coronavírus da UEG, o comitê tem por objetivo ações de prevenção e combate aos impactos da covid-19. "Mas também temos o intuito de pensar no bem-estar de nossa comunidade universitária. Assim, buscamos incentivar esse tipo de iniciativa em todos os câmpus e unidades da UEG”, completa.
Quem tiver interesse em participar das aulas, pode entrar em contato com a professora Michelle via WhatsApp (62) 99266-7329.
(Daniel Prates|Comunicação Setorial|UEG)