A pandemia de Covid-19 que tomou conta do globo nos últimos meses está alterando bruscamente a rotina de trabalhadores, estudantes e cidadãos em geral, que precisaram se adaptar a uma nova forma de viver – mantendo o distanciamento social, mas sem interromper suas atividades.
Esse cenário está despertando a solidariedade e a criatividade de alunos e ex-alunos da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que estão doando seu talento para promover ações para amenizar os desafios da quarentena e contribuir para que as pessoas mantenham o isolamento.
A fisioterapeuta Adriana Guimarães, egressa do curso de Fisioterapia da UEG, publicou em seu canal do YouTube o vídeo "Ergonomia no Teletrabalho" voltado para pessoas em regime de teletrabalho e estudantes que estão participando de aulas on-line para que não desenvolvam dores osteomusculares e doenças ocupacionais.
Adriana afirma que, como fisioterapeuta, formada em uma universidade pública, sempre se sentiu no dever de ajudar a sociedade da forma que estivesse ao seu alcance, e que nesse momento de pandemia, em que o trabalho e estudo on-line passaram a fazer parte da rotina de milhares de pessoas de maneira tão repentina, viu uma oportunidade de colaborar. "Acredito que se cada um puder contribuir a sua maneira nessa fase de quarentena, tudo se tornará mais fácil e cada atitude repercutirá de maneira positiva na sociedade", afirma.
Confira aqui o vídeo "Ergonomia no Trabalho", de Adriana Guimarães.
Quarentreino
Outra ação que merece destaque é o Quarentreino, um programa diário de treinamento para pessoas de todas as idades.
A iniciativa foi desenvolvida pelo aluno do 8° período do curso de Educação Física, Victor Hugo Ramos, que com a ajuda da aluna do 4° período do curso de Fisioterapia, Francielly Gontijo – ambos da Unidade Universitária Eseffego da UEG -, criou um grupo no WhatsApp em que oferece diariamente grades e orientações de exercícios físicos que podem ser praticados sem sair de casa.
Victor conta que a ideia do grupo foi motivada pela necessidade de se manter a atividade física em tempos de quarentena e foi inspirada nas ações que diversas pessoas têm feito para melhorar a vida das pessoas durante o isolamento, como as lives de cantores famosos. "O objetivo do grupo é motivar as pessoas a ficarem em casa, com tempo de qualidade e promovendo o desenvolvimento pessoal", completa.
Participam do grupo o médico cardiologista Lucas Adorno, a nutricionista Lara Silveira, e a fisioterapeuta e professora do curso de Fisioterapia da UEG, Ilza Maria Guedes, que acompanham os treinos e sanam dúvidas dos participantes.
Clique aqui para participar do grupo Quarentreino.
Se você é da comunidade acadêmica da UEG e está realizando alguma atividade interessante neste período de isolamento social, envie, por favor, e-mail para jornalismo@ueg.br para que o caso seja analisado.
(Daniel Prates|Comunicação Setorial|UEG)