O Centro de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação da Universidade Estadual de Goiás (Inova Centro|UEG) realizou nesta quarta-feira, 11, no prédio da Administração Central da Universidade, curso sobre Captação de Recursos e Fomentos.
O curso teve como objetivo tratar sobre as diferentes fontes de fomentos disponíveis para os empreendimentos e startups, tais como editais de subvenção, financiamentos e investimentos.
Na ocasião também foi abordado o Programa Centelha - iniciativa que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora -, que está em sua fase final, tendo já selecionado 100 projetos com expectativa de obter recursos.
Estiveram presentes na ocasião estudantes, aprovados no Edital do Programa Centelha e incubados pelo Inova Centro.
De acordo com Ewerton Costa, coordenador do Inova Centro, esse tipo de evento é fundamental para que novos projetos possam se desenvolver, ter recursos necessários e obter sucesso. “A captação de recursos financeiros é uma das maiores dificuldades enfrentadas por novos empreendedores na criação ou manutenção de um negócio no mercado”, completa.
O curso foi dividido em 2 momentos: durante a manhã, Ewerton falou sobre as diferentes fontes de fomento. Em seguida, a assessora de negócios do Inova Centro, Patrícia Guimarães, deu dicas para a composição de editais de fomento. Já no período da tarde, o consultor Cláudio Pina tratou de questões como viabilidade financeira e estratégias de valoração do negócio.
(Daniel Prates|Comunicação Setorial|UEG)