O curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Eseffego, completou em 2019, 25 anos de existência. O evento de comemoração do jubileu de Prata, que reuniu cerca de 200 pessoas entre alunos, professores e fisioterapeutas egressos de diversas turmas graduadas na Eseffego, foi realizado no último sábado, 7, no Auditório do Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia.
O evento foi iniciado pelas falas da atual coordenadora do curso de Fisioterapia, Cibelle Formiga, do coordenador pedagógico do Câmpus Eseffego, Flávio Ayres, e da pró-reitora de Extensão da UEG, Suely Miranda Cavalcante Bastos, representando na ocasião o reitor inteiro da UEG, Rafael Borges. Na ocasião, foi realizada uma homenagem e entrega de Certificado de Honra ao Mérito pelo Pioneirismo Acadêmico a todos os envolvidos na criação e implantação do curso de Fisioterapia.
Também foram exibidos dois vídeos organizados pelos acadêmicos do curso de Fisioterapia. O primeiro vídeo foi feito em homenagem aos professores do curso. Já o outro relembrou acontecimentos importantes que marcaram os últimos 25 anos, tais como fotos das turmas que se formaram, criação dos laboratórios de pesquisa, atividades das ligas acadêmicas, equipe que criou a revista Movimenta, momentos do PET Fisioterapia, edições do Prêmio Goiano de Fisioterapia. O vídeo também incluiu homenagem aos servidores que passaram pela Instituição ao longo dos anos, especialmente o servidor Ivo Almeida (in memoriam), que nomeia um dos Ginásios do prédio do Câmpus Eseffego, na Vila Nova, em Goiânia.
A organização do evento ficou a cargo da Coordenação do Curso de Fisioterapia, que trabalhou de maneira integrada com os alunos do PET Fisioterapia, Centro Acadêmico Eglacy Cosenza, Atlética Atrofiada e demais professores de Fisioterapia. Ao final, foi realizado um coquetel para brindar e comemorar as conquistas do curso de Fisioterapia e a paixão pela profissão.
25 anos de histórias
O Curso de Fisioterapia da UEG tem muito a comemorar nesses 25 anos. Foi o primeiro curso de Fisioterapia do Centro-Oeste do Brasil e é o único a oferecer formação gratuita e de qualidade na cidade de Goiânia. Foram 41 turmas formadas, mais de mil fisioterapeutas graduados e espalhados pelo mundo. O fisioterapeuta graduado na UEG possui formação generalista, portanto, é um profissional capacitado para atuar em hospitais, clínicas, centros de reabilitação, postos de saúde para atender a população em todos os níveis de atenção à saúde (primária, secundária e terciária) e em todas as faixas etárias. "Além disso, a graduação é responsável pelos maiores índices de aprovação de seus egressos em concurso públicos, programas de residência e pós-graduações", completa a professora Cibelle Formiga, coordenadora do curso.
O curso sempre foi avaliado com nota máxima no Enade (MEC) e recebeu nota quatro na última avaliação. É um dos cursos mais concorridos no vestibular da UEG, possui 80% de professores efetivos, com atividades voltadas para o ensino, pesquisa científica e atividades de extensão. O curso tem ainda um grande impacto social, pois desenvolve atividades de estágio e práticas na Clínica Escola de Fisioterapia da UEG (criada em 1998) e em instituições conveniadas com a Universidade, como o Hospital das Clínicas, o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), Hospital Geral de Goiânia (HGG) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Além do aspecto da formação profissional, o aluno do curso de Fisioterapia também é preparado para atuar em pesquisas científicas. As pesquisas desenvolvidas no curso contam com a participação de professores, alunos de iniciação científica, inserção de alunos de mestrado e doutorado, sendo algumas delas financiadas por agências de fomento como o CNPq e a Fapeg.
"Nossa celebração foi um momento histórico que uniu e integrou gerações formadas na UEG - Eseffego. A Universidade Estadual de Goiás deve ser orgulhar de ter o curso de maior referência em Fisioterapia no Estado de Goiás", reitera a professora Cibelle.
Professores homenageados
Responsáveis pelo projeto de fundação do curso:
Pioneiros responsáveis pela organização da matriz curricular do curso:
Demais pioneiros que formaram o corpo docente de implantação do curso:
Professores que fizeram parte da coordenação do curso de Fisioterapia:
(CeCom, com informações do Câmpus Eseffego)