O Câmpus Formosa da Universidade Estadual de Goiás (UEG) realizou, no dia 20 de novembro, o I Simpósio da Cultura e Arte Preta (Simcap). O Simpósio foi uma forma de avaliação da disciplina Diversidade, Cidadania e Direitos, que teve como objetivo exaltar a negritude em todos os campos, por meio da arte, do diálogo e da reflexão sobre o tema dentro da Universidade.
O evento foi coordenado pela aluna do primeiro ano do curso de Letras, Giovanna Araújo Fonseca, juntamente com o aluno Éric Farias. O projeto foi uma iniciativa do professor Francino Azevedo, que coordenou os estudantes. Os alunos também contaram com o apoio de seus colegas de classe. Na ocasião, foram realizadas a mostra Soraia Ramos e uma exposição de arte em homenagem a uma colega de curso.
Outras atividades realizadas foram uma apresentação musical seguida de uma roda de conversa abordando temas como: o reconhecimento enquanto pessoa negra, transição capilar, o papel do negro na Universidade, entre outros.
O I Simcap contou também com uma batalha de rimas realizada por artistas da cidade que estiveram no câmpus para compor e dar visibilidade ao protagonismo do negro na arte, ocupando espaços dentro da Academia.
“O projeto cumpriu com seu objetivo de trazer para dentro da UEG um pouco mais sobre a importância do debate sobre a consciência negra e mostrar as consequências da falta de diálogo”, afirmou Giovanna.
(Anna Carolina Mendes|CeCom|UEG)