O Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual – Cria Lab|UEG do Câmpus Goiânia-Laranjeiras e o Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede – Cear estão desenvolvendo um projeto para elaboração de conteúdos audiovisuais inovadores para educação a distância.
Durante os dias 12 e 13 de outubro, a equipe do Cria Lab acompanhou o professor André Luiz Teixeira, que ministra a disciplina Zoologia de Vertebrados 2 do curso de Ciências Biológicas – EaD durante aula de campo na Floresta Nacional de Silvânia, Unidade de Conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Além dos mais de 40 estudantes, também participaram das atividades os pesquisadores Karen Adryanne Borges Almeida e Silva, que é especialista em mamíferos e Renan Manoel de Oliveira, egresso da UEG, especialista em répteis e anfíbios.
Objetivo
Para o professor André, responsável pela disciplina, "o objetivo de mostrar aos alunos as técnicas de captura mais utilizadas atualmente em pesquisas e as formas de manejo mais adequadas dos animais coletados foi atingido". O docente lembra que atividades como as realizadas na Flona de Silvânia só podem ser realizadas com licença ambiental, como foi o caso da aula de campo.
As atividades de produção audiovisual foram realizadas pelo professor Marcelo Costa e pelos estudantes Luis Ricardo Gondim e Hudson Cândido, do curso de Cinema e Audiovisual e membros do Cria Lab.
O conteúdo terá caráter inédito e inovador, uma vez que não existe disponível em plataformas de vídeos sob demanda, como YouTube, por exemplo, material similar para educação a distância.
Serão gerados quatro vídeos educativos sobre os seguintes temas:
- Estratégias e metodologias para captura e análise de mamíferos;
- Estratégias e metodologias para captura e análise de répteis e anfíbios;
- Estratégias e metodologias para captura e análise de aves;
- Tutorial para uso de câmera-trap (equipamento camuflado que filma e fotografa animais na mata).
A Diretora do Cear, professora Valéria Lima, afirma que "a parceria entre o Cria Lab e o CEAR tem sido valiosa e desafiadora. Contudo, permite aos discentes e docentes da Educação a Distância o envolvimento com metodologias transformadoras e expande as expectativas de ensino e aprendizagem dessa modalidade para além do ambiente virtual".
A expectativa é de que os conteúdos audiovisuais possam auxiliar estudantes na prática da pesquisa em ciências biológicas, além de serem utilizados como material pedagógico pelos professores do Cear. Logo que forem finalizados, os vídeos ficarão disponíveis no canal do Youtube do Cear.
(CeCom|UEG com informações do Cria Lab)