Durante o mês de setembro, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) realizou diversos eventos voltados para prevenção ao suicídio, temática central da campanha Setembro Amarelo.
Com o slogan “A campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental”, o Setembro Amarelo foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização à Vida (CVV) em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM).
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas, dado que mostra como é importante a prevenção. Onze câmpus da UEG realizaram atividades no mês de setembro com as temáticas da prevenção do suicídio, promoção de saúde mental, conscientização sobre depressão e outros temas correlatos.
Ações
O Câmpus Uruaçu realizou a palestra “Seja solidário, não ignore a dor do outro”, com a presença das psicólogas da ONG Luta pela Vida, Carla Viana e Liliane Silva; o câmpus também promoveu a mesa-redonda “Saúde emocional no meio universitário”, com a psicóloga Núbia Borges e o professor Jean Isídio.
No Câmpus Laranjeiras, em Goiânia, o voluntário do CVV, João Darcy, conversou com os estudantes sobre o significado do Setembro Amarelo e apresentou formas de prevenção do suicídio. O Câmpus Silvânia, recebeu um representante do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) que desenvolveu atividades com dinâmicas e música para conscientizar os alunos de Pedagogia e Administração.
Os alunos da primeira turma do curso de Medicina do Câmpus Itumbiara realizaram o evento “Valorizamos a Vida”, iniciativa que contou com roda de conversa, palestras e cine debate. Em Jaraguá, o câmpus promoveu uma palestra sobre Feminicídio e Depressão para marcar a Campanha do Setembro Amarelo.
O convidado Greg Ferreira conduziu uma palestra sobre prevenção do suicídio no Câmpus de Mineiros. O evento foi uma parceria entre o câmpus e a Atlética Devasta, do curso de Tecnologia em Agronegócio. Em Inhumas, discentes do primeiro período de Psicologia, orientados pela professora Claudia Rosa, fizeram a entrega de laços amarelos no câmpus.
Na Cidade de Goiás, o Câmpus Cora Coralina elaborou a ação “Todos unidos pela valorização da vida”. Na ocasião, foi lançado o livro “Suicídio Universitário: uma questão de identidade ou de profissionalização?”, além da apresentação cultural do grupo Vozes Coralinas e da palestra sobre conscientização da prevenção, ministrada pelo professor Welson Santos, da UFG, pela professora Maria Carolina Mota e pelo professor Thiago Sant’Anna. A palestra foi mediada pela professora da UEG Auristela Afonso.
A Biblioteca do Câmpus Trindade promoveu diversas atividades de Biblioterapia durante o mês de setembro, envolvendo leituras e rodas de conversas, com a literatura como ferramenta para a conscientização sobre depressão. O foco foram alunos que estão em fase de construção de Trabalho de Conclusão de Curso para que pudessem aprender a como manter o equilíbrio e lidar com o estresse.
Projeto Acolhendo Girassóis
A psicóloga Marina Medeiros, do Instituto Consciência, palestrou no Câmpus Quirinópolis no Setembro Amarelo. A palestra fez parte do “Projeto Acolhendo Girassóis - Pela Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio”, que tem como objetivo não só conscientizar sobre a depressão, mas também promover uma prevenção coletiva.
Uma das próximas ações do Projeto será a constituição de um grupo de apoio voltado para as pessoas vinculadas aos câmpus, organizando encontros com profissionais que trabalharão a programação neurolinguística e o controle emocional. “Compreendemos que as ações referentes à depressão, suicídio e assuntos correlatos não podem ser só ações pontuais, essa luta deve ser diária”, afirmou o professor Roberto Souza, diretor do câmpus.
(Anna Carolina Mendes|CeCom|UEG)