O egresso de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual do Câmpus Laranjeiras, Raphael da Silva, foi premiado durante a 3ª edição do CineBaru - Mostra Sagarana de Filmes, evento que aconteceu de 12 a 14 de setembro na Vila de Sagarana em Arinos-MG.
Rafael levou o prêmio de Melhor Filme, concedido pelo júri popular da mostra, pelo seu curta-metragem de ficção A Piscina de Caíque.
Além do filme de Rafael, o CineBaru exibiu ainda outros filmes de egressos da graduação em Cinema e Audiovisual como O Retorno da Vênus e Dônaira, de Vanessa Goveia e Kaco Olímpio respectivamente, e o curta O Cinema que Não se Vê, do aluno Erik Ely.
O Festival
O CineBaru é uma mostra cinematográfica que acontece, desde sua primeira edição, no sertão de Minas Gerais. O evento, que é realizado na Vila de Sagarana, onde a equipe monta um cinema a céu aberto, em uma rua de chão batida, tem o objetivo de mostrar o sertão mineiro ao mundo, promovendo a imersão e a troca de vivências entre a comunidade local e o público externo, trabalhando desta forma com o processo de formação de plateia e fortalecendo a rede de realizadores/as, pesquisadores/as e produtores/as com um olhar voltado para o interior do país. Assim, o CineBaru, além de promover sessões de cinema, realiza também vivências culturais, oficinas e rodas de conversa.