O Vídeo “Cabeção Futura” produzido por acadêmicos da Unidade Universitária da UEG Laranjeiras, em Goiânia, foi o mais visualizado durante concurso realizado pelo Projeto Geração Futura, do Canal Futura. O trabalho teve a direção de Aristótelis Cardoso, mais conhecido como Tothi Cardoso. Ele será premiado com um Macbook Pro. Thoti cursa Audiovisual e terminou no ano passado o terceiro ano da graduação.
O vídeo dirigido por ele, que tem um minuto e meio, foi produzido durante sua participação no projeto Geração Futura, uma parceria do canal e Universidades que visa fortalecer o laço entre as instituições. O projeto contou com a participação de acadêmicos de todo Pais numa Oficina de Produção de Vídeo, realizada na sede do Canal Futura, no Rio de Janeiro. Os alunos participaram de seminários, palestras e workshops sobre produção audiovisual.
Ao retornar à sua universidade, cada estudante produziu e finalizou um vídeo pensado durante a oficina no Rio. Thoti contou com a contribuição de outros acadêmicos do curso: Larry Sullivan (edição); Getúlio Ribeiro e Ricardo Nogueira (câmeras); Yasmim Lopes, Lidianne Porto e Lana Rodrigues (produção); e Erica Mariano (making off).
Os vídeos produzidos pelos participantes da oficina foram para avaliação pública na internet e o mais visualizado ficou com o prêmio. No canal da TV Futura, no site do You Tube, o vídeo “Cabeção Futura” teve cerca de 10 mil visualizações. A produção ainda está disponível no canal. Ela pode ser acessada em http://www.youtube.com/watch?v=0h_GPnn-9dk. Além de disponível no endereço eletrônico, o vídeo produzido por Tothi será exibido como interprograma pelo canal Futura, durante sua programação. Thoti Cardoso, junto com os acadêmicos Getúlio Ribeiro e Larry Sullivan, também integram o Coletivo Universitário Dafuq Filmes, criado para viabilizar a produção de material audiovisual independente. Desde que foi criada, a Dafuq produziu uma série de vídeos tendo como protagonista um “ser estranho”, apelidado de Cabeção.
Reconhecimento
O coordenador do curso de Audiovisual, professor Marcelo Costa, ressaltou que além de reconhecer o trabalho dos acadêmicos, o prêmio valoriza também o trabalho realizado pela Universidade. “Parabenizo os alunos. Vocês são inspiração para os novos que chegam no curso em 2013 e exemplo para os que já estão. Continuem trilhando o caminho de vocês no audiovisual com competência e ética”, afirmou o docente.
Costa também sublinhou que o concurso evidencia o esforço coletivo de toda UEG, da área audiovisual e da cultura, que fizeram uma força-tarefa no sentido de divulgar o vídeo e fizesse com que ele fosse tão bem-sucedido. “Sei que foram muitos os agentes responsáveis por essa vitória, diretoria, professores, alunos e funcionários da UnU Goiânia-Laranjeiras, reitoria e pró-reitorias, diretorias de outras unidades da universidade, ABD-Goiás, seguidores das listas de audiovisual, Secretaria de Estado da Cultura e tantos e tantos amantes do audiovisual goiano que colaboraram para que não somente nossos alunos fossem premiados, mas o audiovisual goiano pudesse brilhar no cenário nacional”, afirmou.
A diretora educacional da UnU Laranjeiras, Idiner Leontina Serradourada, também parabenizou os acadêmicos e ressaltou que o curso de Audiovisual tem apresentado resultados positivos, com destaque para todas as produções realizadas pelos alunos. “Isso, mais um vez, vem mostrar a qualidade do curso e demonstra o seu crescimento. Tanto é que hoje, em todos as participações dos acadêmicos em festivais e premiações locais ou fora do Estado, eles são premiados pelas suas produções”, frisou a diretora.
(Marcelo Tavares)