O trabalho "Theoretical study of the interaction of gases on the surface of single-wall and double-wall SiC nanotubes", do aluno Rogério José da Costa, do Curso de Mestrado em Ciências Moleculares da Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas de Anápolis, foi escolhido como melhor pôster teórico do Prêmio Bernhard Gross. A apresentação do trabalho aconteceu no último dia 24 de setembro, no simpósio "From theory to experiment: advances in materials engineering", dentro da XI Brazilian MRS Meeting, promovido pela Sociedade Brasileira de Pesquisas em Materiais (SBPMat) e realizado entre os dias 23 e 27 de setembro, em Florianópolis (SC).
Através do trabalho, o estudante mostra "resultados de cálculos teóricos mecânico-quânticos utilizando métodos semi-empíricos e ab-inítio da interação de gases oxigênio e monóxido de carbono nas superfícies de nanotubos formados por unidades de carbeto de silício (SiCNTs) dispostas em um único tubo, conhecidos como nanotubos singlewalls e dois tubos concêtricos conhecidos como nanotubos doublewalls".
Rogério atua no Mestrado em Ciências Moleculares da UEG na área de pesquisas teóricas em Modelagem molecular aplicada a Nanotecnologia - do Grupo de Química de Materiais e Modelagem Molecular (QMMOL) e foi orientado pelo professor doutor José Divino dos Santos. Esse grupo de pesquisa vem estudando essas interações buscando o entendimento dessas estruturas quando aplicadas na fabricação de sensores específicos de gases.
(Dirceu Pinheiro, com informações da UnUCET)