Para oportunizar transparência aos resultados do primeiro simpósio que integrou o processo de institucionalização da Extensão na Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PrE) divulgou na última terça-feira (29), mais uma série dos resultados do evento. A principal parceria foi firmada com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), por meio do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, que desenvolveu atividades culturais ao longo de dois dias.
Em um trabalho conjunto com a Gerência de Assuntos Estudantis e Egressos (Geraee) e Coordenação de Cultura da PrE, os educadores do Ciranda da Arte promoveram o Seminário “Discutindo Arte: Diálogos com a Cultura Local”, realizado, simultaneamente, dentro da programação do evento, nos dias 8 e 9 deste mês, em Pirenópolis. Essa iniciativa teve o objetivo de “estabelecer interconexões entre o ensino de arte ministrado nas escolas e as manifestações culturais locais, incentivando os professores a incluírem essas questões em seus currículos e metodologias de ensino”, conforme divulgado, na página do Ciranda da Arte, na internet.
Além das discussões culturais, houve rodas de conversas organizadas pela Geraee que, inicialmente, levantaram debates em pequenos grupos e, em seguida, em plenárias gerais. Na ocasião, foi definida a Carta de Pirenópolis, documento que expressa o conteúdo dos debates, com as opiniões, expectativas e perspectivas da comunidade acadêmica em relação a questões como moradia estudantil, alimentação, políticas de inclusão e auxílio financeiro.
Devido à participação positiva da comunidade acadêmica no primeiro simpósio, os resultados desse evento estão sendo utilizados como subsídio para o planejamento do primeiro Encontro dos Centros e Diretórios Acadêmicos da UEG, que será realizado nos dias 1 e 2 de junho, nas dependências da Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas (UnUCSEH), em Anápolis.
(Moema Ribeiro, com informações da Assessoria de Comunicação da PrE)