A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis lançou no último dia 24 o novo sistema eletrônico de registro e acompanhamento dos projetos de extensão: o Pégasus, sistema similar ao lato sensu, onde se registram currículos. O projeto foi desenvolvido pela Gerência de Informática, por meio do Núcleo de Inovações Tecnológicas, e pelo setor de desenvolvimento.
Segundo o Coordenador de Extensão, Mauro de Oliveira, o sistema traz muitos benefícios. Em primeiro lugar, torna todos os processos dos projetos e cursos de extensão transparentes, acrescenta agilidade e ainda resolve o problema de transporte e de sustentabilidade, já que diminuirá significativamente a parte impressa do arquivamento dos projetos. Outra grande vantagem é quanto ao registro dos trabalhos. Anteriormente, devido a grande quantidade de material, somente relatórios a respeito dos trabalhos eram arquivados. Agora os projetos serão armazenados na íntegra no sistema, assim como todas as etapas pelas quais passaram. Com todos os arquivos disponíveis na internet, inúmeras pesquisas em diversas áreas estarão disponíveis, assim como relatórios da própria PrE sobre a quantidade de trabalhos de cada área ou em cada ano estarão mais completos e acessíveis.
A expectativa é que esse sistema esteja à disposição da comunidade acadêmica e do público em geral a partir do próximo ano. Em um primeiro momento, os alunos terão de solicitar à coordenação de seus cursos o registro no sistema, mas está previsto já para 2011 que o próprio aluno possa se cadastrar para acompanhar os projetos de extensão. Para o cadastro, que será feito online, será necessário apenas que o aluno esteja regularizado na Universidade.
(Thays Costa)