IV Simpósio Internacional de Língua, Literatura e Interculturalidade

Data do evento: 01/10/2024 - 04/10/2024

Língua, literatura e ensino: prismas interculturais

Estão abertas as inscrições para o IV Simpósio Internacional de Língua, Literatura e Interculturalidade (Sielli), que ocorrerá entre os dias 1º e 4 de outubro, com o tema "Língua, literatura e ensino: prismas interculturais". O simpósio congregará a XXII Semana de Letras, o III Congresso Nacional de Estudos da Linguagem (Coneli) e o II Seminário Interdisciplinar Linguagens, Culturas e Educação (Silce).

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual de Goiás (Poslli|UEG), em colaboração com os cursos de Letras do Câmpus Cora Coralina e da Unidade Universitária de Iporá.

A quarta edição do Sielli será realizada em formato híbrido e tem por objetivo criar um espaço de discussão e reflexão sobre as interações entre esses três pilares sob uma perspectiva intercultural. Para os organizadores, em um mundo cada vez mais globalizado, onde as culturas se entrelaçam de maneiras complexas, torna-se crucial compreender como a língua, a literatura e o ensino dialogam e se influenciam reciprocamente.

O Simpósio propõe reunir acadêmicos, pesquisadores e educadores de diferentes países para compartilhar experiências, metodologias e teorias, contribuindo para o avanço do conhecimento e a formação de profissionais críticos e conscientes, aptos a atuar em contextos educacionais diversos.

O evento contará com duas conferências, três mesas-redondas, espaço para comunicações e 13 minicursos, distribuídos em três sessões. Os inscritos terão a oportunidade de participar de atividades com pesquisadores da Itália, Alemanha, EUA e Colômbia, além de representantes de diversas instituições de ensino superior do Brasil.

As atividades online serão realizadas através do canal do Poslli no YouTube, com transmissão simultânea no canal do Silce, e pela plataforma Google Meet. As atividades presenciais ocorrerão no Câmpus Cora Coralina da Universidade Estadual de Goiás, localizado na cidade de Goiás.

As inscrições para o IV Sielli são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.ueg.br/sielli. O prazo para inscrições de ouvintes vai até o dia 27 de setembro. Já os interessados em apresentar trabalhos nas sessões de comunicação devem se inscrever e submeter seus resumos até o dia 23 de setembro.

O evento oferece aos participantes quatro modalidades de inscrição e certificação:

• Ouvinte online e presencial:
    Mínimo de 75% de presença nas atividades online e presenciais.
    Certificado de 40 horas.
  • Ouvinte online:
    Mínimo de 75% de presença nas atividades online.
    Certificado de 25 horas.
  • Comunicação com participação online e presencial:
    Apresentação de trabalho na sessão de comunicação online.
    Mínimo de 75% de presença nas atividades online e presenciais.
    Certificado de apresentação de trabalho e certificado de 40 horas.
  • Comunicação com participação online:
    Apresentação de trabalho na sessão de comunicação online.
    Mínimo de 75% de presença nas atividades online.
    Certificado de apresentação de trabalho e certificado de 25 horas.

O evento conta com o apoio do Instituto Federal de Goiás (Câmpus Cidade de Goiás), da Universidade Federal de Goiás (Câmpus Goiás), da Universidade Federal do Tocantins e do Grupo Silce.

Mais informações e detalhes da programação podem ser encontrados no site www.ueg.br/sielli, pelo e-mail sielli.evento@gmail.com e no perfil do Poslli no Instagram.

Confira a programação: