Lançamento do livro Fiandeiras e Tecedeiras do Xixá: o inventário de um saber-fazer

Data do evento: 25/06/2024 - 25/06/2024

Lançamento de livro

Os saberes, a vida e o trabalho das fiandeiras e tecedeiras que fizeram e continuam fazendo parte da identidade goiana, permitindo a manutenção de muitos valores rurais, é o tema central do livro "Fiandeiras e Tecedeiras do Xixá: o inventário de um saber-fazer", que será lançado no próximo dia 25 de junho em evento realizado na Unidade Universitária de Itapuranga da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

O objetivo da obra é contribuir para o registro, tanto do saber-fazer enraizado na região do Xixá, atuais municípios de Itapuranga (GO) e Guaraíta (GO), quanto das histórias de vida dessas mulheres. Para isso, foi desenvolvido um processo de identificação, mapeamento e catalogação, contemplando este saber-fazer como um patrimônio cultural, com vistas à sua valorização. A obra também enfatiza as memórias e narrativas desse grupo, evidenciando seu protagonismo da construção da história e da identidade do Xixá.

O livro resultou de um inventário participativo da pesquisa intitulada "O fiar e o tecer: narrativas e memórias de mulheres do Xixá e a construção de um mapeamento do patrimônio cultural local" (Pibic/CNPq), a qual integrou o projeto “Cartografia participativa e colaborativa do patrimônio cultural: por uma reflexão geográfica da patrimonialidade”, do curso de Geografia da UnU Itapuranga. Além disso, também se constitui como resultado da pesquisa de mestrado (Promep|UEG) da discente Jordana Pereira de Moraes, sob orientação da professora Luana Nunes Martins de Lima.

"Fiandeiras e Tecedeiras do Xixá: o inventário de um saber-fazer" foi financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital de Chamamento Público para Execução de Ações Culturais “Demais Áreas Culturais” Nº 14/2024, com o apoio da Prefeitura de Itapuranga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.