Resumo: Desafios para a Geologia, Mineração e Transformação Mineral
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, realiza no dia 28 de fevereiro (terça-feira) o primeiro Seminário Temático da Política Mineral Goiana. O evento será às 14 horas, no Auditório Mauro Borges, localizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Foram convidados agentes do setor mineral, das esferas pública e privada, universidades, além de especialistas nas temáticas abordadas.
O Plano Estadual de Recursos Minerais é um instrumento de planejamento e definição de diretrizes das políticas públicas voltadas ao setor mineral goiano, estabelecendo prioridades e metas para a gestão. O plano dá base para proposição de programas governamentais específicos para cada situação, de acordo com as pesquisas e interlocução com o setor produtivo, definindo um Plano de Ação com metas e prazos.
O evento terá uma mesa de abertura, para a qual foram convidadas autoridades de diversas instituições dos setores público e privado, universidades e sociedade organizada, como: Governo do Estado de Goiás, Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás, Ministério de Minas e Energia (MME), Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), Agência Nacional de Mineração (ANM), Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM), Federação das Indústrias do Estado de Goiás/Câmara Setorial de Mineração (Fieg/Casmin), Assembleia Legislativa de Goiás/Comissão de Minas e Energia (Alego), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Catalão (UFCat), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Federação Goiana de Municípios (FGM).
Na oportunidade, pesquisadores da UFG e UFCat farão apresentações sobre o tema do evento, com espaço para debates com a participação de todos os presentes. O Serviço Geológico do Brasil apresentará os projetos que estão desenvolvendo no estado de Goiás e também o planejamento para o ano de 2023, inclusive em parcerias com o governo de Goiás. Esse seminário é uma etapa do projeto Mapeamento de Oportunidades de Crescimento do Setor Mineral, realizando um amplo diagnóstico do setor em Goiás e que subsidiará a elaboração do Plano Estadual de Recursos Minerais, que vai orientar a formulação, coordenação e articulação de planos, programas e ações do poder público na mineração de Goiás.
Geologia, Mineração e Transformação Mineral
Geologia é a ciência que estuda a crosta terrestre, suas composições e transformações no decorrer dos anos, ou seja, todos os processos que agem sobre as rochas, modificando as formas do relevo e a composição original dos seus minerais. A partir dela é possível desenvolver estudos que visem conhecimento e utilização racional dos recursos naturais. A mineração é uma atividade que vai desde a pesquisa até a comercialização dos minérios. Sendo um dos setores básicos da economia brasileira, a mineração é responsável por quase 5% do PIB nacional e fornece produtos para importantes setores da indústria, como siderurgia, fertilizantes, petroquímicos e metalúrgicos, e é vital para o setor que mais cresce no mundo hoje, o de tecnologia, além de disponibilizar insumos diretamente ao agronegócio.
Já a transformação mineral ou sistemas de produção transformam os minerais (matérias-primas) em bens de consumo que chegam à sociedade, atingindo quase todos os setores da economia como agricultura, setor automobilístico, informática, indústria farmacêutica e têxtil. Entender as etapas necessárias à exploração, é o primeiro passo para definir políticas públicas para o setor.
MAP e Perm-GO
Os projetos "Mapeamento de oportunidades de Crescimento do setor mineral" (MAP) e “Plano Estadual de Mineração” (Perm-GO) são iniciativas do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC). Eles irão embasar as políticas públicas e estabelecer as diretrizes voltadas ao Setor Mineral goiano.
Os projetos estão sendo desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores com especialização na área mineral e áreas correlatas, pertencentes a Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Catalão, Universidade Estadual de Goiás, Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Além de discutir os desafios e indicar as soluções para a Geologia, mineração e transformação mineral, as pesquisas e os estudos mostrarão os cenários prováveis e a visão de futuro com previsão de demanda e investimentos para o setor mineral.
A partir de um amplo diagnóstico do setor mineral e das discussões dos eventos temáticos, será definido um Plano de Ação com metas de curto, médio e longo prazo, e também as diretrizes nortearão a política de mineração goiana. O Perm-GO prevê desde fomento a apoio institucional na estruturação das cadeias produtivas, incluindo parcerias que resultem em capacitação e valorização do produto para os micro e pequenos mineradores.
Estão previstos 25 eventos que oportunizarão a interlocução com o setor produtivo e um amplo debate com a sociedade em temáticas como: desafios para a geologia; mineração e transformação mineral; mineração como estratégia de desenvolvimento regional; pequena e média mineração; mineração, meio ambiente e sociedade; minerais estratégicos; agrominerais de Goiás - potencial e oportunidades do setor para o agronegócio; incentivos ao setor mineral goiano; formação de capital humano para indústrias; potencial de rochas ornamentais; desenvolvimento e tecnologia mineral; competitividade; e pólos de mineração, entre outros.
Serviço - Seminário Temático Política Mineral Goiana: desafios para a Geologia, Mineração e Transformação Mineral
Data: 28 de fevereiro de 2023
Local: Auditório Mauro Borges - Palácio Pedro Ludovico Teixeira (Praça Cívica - Goiânia)
Horário: 14 horas
Link para confirmação de presença: https://docs.google.com/forms
Programação:
(Equipe de Comunicação do Plano Estadual de Recursos Minerais)