A UEG oferece diversas possibilidades de graduações em todo o estado. O cursos são gratuitos e se orientam pelas necessidades locais, considerando as potencialidades econômicas e culturais de cada região.
Os cursos estão dividos em três modalidades:
LICENCIATURA
Licenciatura é uma modalidade do Ensino Superior com ênfase na formação e atuação docente. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os cursos de licenciatura habilitam o profissional a atuar como professor na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Os cursos de formação de professores devem contemplar, além do desenvolvimento da análise crítica e formação contínua, capacitação para que os futuros professores possam enfrentar os desafios concretos da sala de aula, levando-se em conta a diversidade cultural, socioeconômica e estrutural num contexto global. Igualmente, promovem a formação de educadores que estimulem o processo ensino e aprendizagem, de forma que os alunos possam se desenvolver e se tornar agentes ativos na construção do conhecimento.
É importante destacar que, tal como em outras modalidades de ensino, a Licenciatura permite que o licenciado continue a sequência da formação acadêmica e profissional por meio de cursos de Pós-Graduação - Especialização, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado -, inclusive para atuar em Instituições de Ensino Superior (IES).
BACHARELADO
A modalidade de ensino Bacharelado é constituída por cursos de graduação que oferecem formações generalistas, de fundamentação científica e humanística, e que conferem ao graduado o grau de bacharel com habilidades e competências para o exercício de atividades profissionais, acadêmicas ou culturais em determinada área do conhecimento.
SUPERIOR DE TECNOLOGIA
Os Cursos Superiores de Tecnologia são graduações de formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, que conferem ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas. Esses cursos são fundamentados nas diretrizes curriculares nacionais e estão em sintonia com a dinâmica do setor produtivo e as expectativas da sociedade.
A organização curricular dos cursos superiores de tecnologia contempla o desenvolvimento de competências profissionais em consonância com o perfil profissional concluinte, o qual define sua identidade e caracteriza o compromisso ético da instituição com a sociedade que compreenderá as competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, incluindo os fundamentos científicos e humanísticos necessários ao desempenho profissional do graduado em tecnologia.