O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo geral avaliar - por meio do desempenho dos estudantes - a qualidade dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas. São avaliadas diferentes áreas de conhecimento a cada ano, definidas por intermédio de um rodízio e o resultado da avaliação é convertido em conceito para o curso de graduação.
O Exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame constará em seu histórico acadêmico.
Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e ainda o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Sim. Como o ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, se você não realizar a prova, ficará irregular no MEC e a instituição não poderá realizar a sua colação de grau, nem expedir seu diploma.
Deverão participar do Exame todos os acadêmicos concluintes dos cursos de graduação a serem avaliados em cada ciclo, conforme edital do Enade publicado anualmente. O levantamento dos nomes dos alunos que devem fazer a prova é feito pelo coordenador de cada curso a partir das informações recebidas da Secretaria Acadêmica. Se você tem dúvidas se precisará ou não fazer a prova procure a coordenação do seu curso.