A constituição da política de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás conjuntamente com o aumento das bolsas externas e internas, por meio de órgãos como o CNPQ e a FAPEG, têm permitido a instituição avançar com rapidez nas práticas de produção de conhecimento científico, divulgação dos resultados e apropriação dos conhecimentos para o desenvolvimento científico e tecnológico de produtos e serviços.
Além disso, a aprendizagem e a prática das atividades de iniciação científica dos programas externos (CNPq e FAPEG) têm incentivado a construção de marcos legais e regulamentários na UEG favorecendo a política própria de concessão de bolsas por meio dos recursos da instituição. Salientamos o aumento contínuo do número de bolsas.
O cenário institucional e organizacional da UEG tem sido fortalecido pelas conquistas da instituição com a participação ativa dos professores pesquisadores e do empenho da mesma para o incentivo a participação dos acadêmicos nas atividades de iniciação científica. Os dados demonstram um aumento desta participação e uma maior projeção da instituição no cenário nacional como importante geradora de conhecimento científico e tecnológico.