Saberes UEG - A Chave para o Futuro Sustentável

18/09/2024

Saberes UEG - A Chave para o Futuro Sustentável

SABERESUEG23092024THUMBNAIL

O programa Saberes UEG da próxima segunda-feira, dia 23 de setembro, vai falar sobre a importância da Educação Ambiental para a proteção do meio ambiente. Prevista na Constituição Federal de 1988, ela é um direito do cidadão brasileiro. “Artigo 225 – Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.’’

Para além de um direito, a educação ambiental é uma necessidade, já que a não mudança de comportamento já está afetando profundamente a vida do planeta e pode afetar ainda mais. 

Para discutir esse assunto, o Saberes UEG vai recebe o professor Murilo Mendonça Oliveira de Souza, do Curso de Licenciatura Plena em Geografia e dos Programas de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Geografia e Recursos Naturais do Cerrado (RENAC) da Universidade Estadual de Goiás. Ele vai falar da importância de inserir a educação ambiental nas escolas. O programa Saberes vai ao ar na próxima segunda-feira, às 15h, na UEG TV. Você pode assistir a esse episódio acessando o nosso canal no Youtube.

Currículo:

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia e em Geografia pela Faculdade Católica de Uberlândia. É mestre e doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Participou do programa MAST de Agricultural Education na Universidade de Minnesota nos Estados Unidos e do Curso de Aperfeiçoamento em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade de Berkeley. Atualmente é professor do Curso de Licenciatura Plena em Geografia e dos Programas de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Geografia e Recursos Naturais do Cerrado (RENAC) da Universidade Estadual de Goiás. É membro da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e do Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo. Tem experiência na área de Geografia Agrária e Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: impactos socioambientais dos agrotóxicos, agroecologia, questão agrária, movimentos sociais, campesinato, educação do campo, cerrado, sistema agroalimentar.