Estreia na próxima sexta-feira, dia 5 de abril, a nova e curta temporada do programa Conexão Ambiental, da UEG TV. Será curta porque, na sequência, teremos novidades para este ano, por isso a temporada terá cinco episódios, mas todos eles feitos com a qualidade de sempre e com temas que são de importante abordagem e que seguem a relevância e a preocupação com que seus realizadores têm dado à temática socioambiental.
Para o episódio de estreia, a equipe do programa foi até a Cidade de Goiás conhecer de perto a história do Quilombo Alto do Santana, que possui a característica de ser um quilombo urbano. Construídos para abrigar pessoas que fugiam da escravidão em fazendas, os quilombos situavam-se em locais de difícil acesso, como forma de proteção de ataques dos senhores de escravos. O quilombo da Cidade de Goiás surgiu poucos anos após a assinatura da Lei Áurea, que deu liberdade às pessoas escravizadas, mas sem nenhuma política de governo que desse oportunidades de trabalho e educação, principalmente. Pessoas estas que, não tendo qualquer amparo social e financeiro, foram morar nas periferias das cidades. Em alguns casos, como retratado no episódio de estreia, formaram quilombos urbanos que, ao longo do tempo, construíram características próprias de convívio e sobrevivência.
O programa conheceu e conversou com vários moradores e moradoras, como a Roselane Mendes dos Santos, presidente da Associação Quilombola Alto Santana, a Fernanda Faria dos Santos, vice-presidente, lideranças femininas da comunidade e que trabalham em várias frentes, desde o reconhecimento oficial pelo governo federal, ao fortalecimento do modo de vida quilombola que dê sustentação financeira às pessoas e às famílias. Conhecemos o seu Arquimino, o morador mais antigo, com seus 94 anos, e a Dona Didi, mulher artesã que descobriu sua vocação na fabricação de artefatos de barro. São histórias de lutas e superações, muitas delas com traços da herança ancestral que sempre exigiu firmeza e o limite das forças para alcançarem a dignidade que foi negada por políticas de reparação que não vieram na época da libertação.
A UEG TV te convida a assistir aos dois primeiros programas que tratam da mesma incrível história que foi tão rica e gratificante para a produção, que superou as expectativas e se transformou em dois episódios. Portanto, não perca a nossa estreia e os demais episódios do Conexão Ambiental. É nesta sexta-feira, dia 5, às 15 horas, no canal do Youtube da UEG TV.
© Morpheus 2016. >> Desenvolvido pela Universidade Estadual de Goiás. Todos os direitos reservados.