A Universidade Estadual de Goiás (UEG) concluiu, na última quinta-feira, 5 de dezembro, o projeto "Juntos Somos Mais", integrante do programa de excelência em maturidade da gestão universitária, com foco no desenvolvimento e capacitação dos servidores da instituição.
O evento final foi realizado no Câmpus Sudoeste, com sede em Quirinópolis, encerrando um ciclo de encontros que ocorreram desde setembro nos oito câmpus da UEG.
A abertura do evento foi conduzida pelo professor Dr. Murilo Sérgio Vieira Silva, gerente de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (GPDI) e presidente da Secretaria Executiva do Programa Compliance Público da UEG, juntamente com o pró-reitor de Graduação e reitor em exercício da Universidade Estadual de Goiás (UEG), professor Raoni Ribeiro. Ao ser questionado sobre o projeto, o professor Raoni afirmou "O programa de maturidade da gestão universitária, que chega ao fim aqui em Quirinópolis, fecha um ciclo de grande comprometimento da equipe de Diretoria e Gestão Integrada. Temos feito um levantamento junto às equipes administrativas para aprimorar todos os processos e a execução orçamentária da Universidade. Para alcançar a excelência, a Universidade precisa, primeiramente, organizar seus fluxos, rotinas e procedimentos. Isso é feito pela aproximação da administração superior, por meio da Diretoria de Gestão Integrada e da Gerência de Planejamento, com os envolvidos nesse processo. Temos avançado bastante, e hoje a Universidade se destaca por seu compromisso ético e pela responsabilidade social, além de garantir uma execução orçamentária eficaz com os recursos provenientes do Governo do Estado. O encerramento deste ciclo em Quirinópolis marca um dos primeiros passos importantes para atingirmos a excelência na execução orçamentária da instituição.”
O coordenador do Câmpus Sudoeste, Roberto Souza, também destacou a importância do programa. "O programa, liderado pela Diretoria de Gestão Integrada, é fundamental porque aproxima os gestores dos câmpus e os responsáveis pelos sistemas administrativos dos gestores da administração superior. Isso permite um alinhamento importante sobre os processos e também possibilita a reflexão sobre o futuro da Universidade, especialmente em relação à execução orçamentária. Sabemos que a tramitação orçamentária não é simples, ainda mais com o novo sistema em implementação, mas estamos buscando fortalecer setores como Recursos Humanos, Fundo Rotativo, convênios e captação de recursos. Isso é vital para que a Universidade estabeleça mais parcerias e atraia novos investimentos. Vejo esse movimento de acompanhamento em loco como muito positivo e acredito que a Universidade colherá frutos a médio e longo prazo.”
Participações
O programa proporcionou treinamentos técnicos sobre temas como fundo rotativo, convênios e compras. Os encontros foram divididos em etapas, com dinâmicas de integração conduzidas pelo Departamento de Gestão de Pessoas (GGDP), seguidas por capacitações técnicas. No último evento, participaram coordenadores de câmpus e técnicos das unidades de Quirinópolis, Santa Helena de Goiás, Mineiros e Jataí.
A coordenadora da Unidade Universitária de Mineiros, Enaide Oliveira, destacou o papel da universidade no desenvolvimento da região: "Nós trouxemos tudo isso para dentro da Universidade com a intenção de colaborar com o município, com a sociedade e com a vizinhança. Acredito que crescer em rede é o caminho, unindo o conhecimento e o capital intelectual, que são fundamentais para todos nós."
De Santa Helena de Goiás, o coordenador , Eriventon Alves, ressaltou a importância da unidade para a região: "A Unidade de Santa Helena tem uma grande relevância, pois contribui para a formação de gestores, especialmente em áreas como a administração pública e a tecnologia. A interação com a universidade é crescente, e notamos que muitos dos nossos alunos vêm de setores como indústrias e comércio, em busca de qualificação para se tornarem bons gestores. Isso é um reflexo do impacto positivo que a universidade tem na nossa região."
Já a coordenadora da Unidade de Jataí, Arquidânia Maciel, falou sobre a importância da UEG para a inclusão social: "A UEG tem um papel essencial, pois é uma instituição inclusiva que atende a alunos que não têm condições de estudar em universidades federais ou privadas. Muitos de nossos alunos trabalham enquanto estudam, e vemos como suas vidas são transformadas. A interação com a sociedade é um reflexo desse compromisso com a inclusão, pois sabemos que nossos alunos têm grandes chances no mercado de trabalho, sendo procurados por empresas da região."
Juntos Somos Mais
O projeto "Juntos Somos Mais" é uma ação estratégica do programa de excelência em maturidade da gestão universitária, visando aprimorar as competências dos servidores em áreas estratégicas e buscando maior eficiência nas operações administrativas da UEG. Ao longo dos encontros, mais de 150 servidores foram capacitados.
O professor Dr. Murilo Sérgio Vieira Silva, gerente de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (GPDI) e presidente da Secretaria Executiva do Programa Compliance Público da UEG, reforçou o compromisso da Universidade com a valorização de seus servidores e a melhoria contínua da gestão institucional. Em sua fala no encerramento do encontro em Quirinópolis, ele destacou: "Ao longo das visitas nós sabemos que sempre há algo novo, sempre há algum aprendizado que acontece e deixamos o encerramento desse ciclo para que acontecesse aqui com o professor Roberto em Quirinópolis. A UEG tem demonstrado um compromisso constante com a excelência, e a participação dos servidores tem sido fundamental para alcançarmos resultados concretos."
O cronograma dos encontros foi estruturado para proporcionar um dia completo de atividades, incluindo momentos de interação, treinamento e intervalos para descanso.
Além de Neusa Maria Ravaroto, diretora de Gestão Integrada, estiveram ministrando e organizado o evento o técnico da gerência de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Ivan José; a servidora técnica da Gerência de Gestão de Pessoas, Maria Hermínia, responsável pelo suporte nas ações de desenvolvimento e capacitação; a gerente de Convênios e Captação de Recursos, Thaís Aparecida Pena; o coordenador de Convênios e Captação de Recursos, Andrade Moreira da Silva; os servidores técnicos da Gestão e Finanças, Maria Lúcia e Vitor Dias; e a servidora técnica do Setor de Compras, Viviane Fernandes.
(Comunicação Setorial|UEG)