Quem tem ligação com números e gosta de ensinar, o curso de Licenciatura em Matemática é uma opção a ser considerada. Mas a Matemática vai além de somente números.
O curso tem como objetivo formar profissionais aptos para exercer as atividades docentes em Matemática no Ensino Fundamental e Médio capazes de articular seus saberes pedagógicos e disciplinares e avançarem no campo do conhecimento com atividades voltadas para pesquisa em Educação Matemática.
A Universidade Estadual de Goiás (UEG) oferece o curso nos municípios de Anápolis, Formosa, Goiás, Iporá, Jussara, Morrinhos, Porangatu, Posse, Quirinópolis e Santa Helena de Goiás.
O curso de Matemática da UEG tem entre tantos diferenciais qualitativos para o futuro egresso o fato de ter altos índices em avaliações externas como o Enade, o qual consta em sua última edição cursos com avaliações com conceitos 3 e 4, além de cursos de Matemática que se destacam entre os melhores do Estado de Goiás e da Região Centro-Oeste. O curso ofertado no Câmpus Sudoeste, por exemplo, alcançou um alto nível de desempenho na edição do Enade 2021, com a maior pontuação dentre os cursos avaliados na UEG e também ocupa o 1º lugar dentre todos da Região Centro-Oeste, um feito inédito.
Segundo a coordenadora central do Curso, professora Maria Marta da Silva, entender a Matemática como produto e resultado das necessidades humanas que historicamente foram surgindo ao longo do tempo e reconhecer as particularidades desse tipo de conhecimento, além de organizar seu ensino e aprendizagem para uma sociedade em constante movimento, não é uma tarefa fácil, porém é desafiadora. “O Curso de Matemática da UEG tem se prestado a enfrentar tal desafio ao buscar formar professores que possuam domínio dos conhecimentos matemáticos e didático-pedagógicos necessários para o desenvolvimento da atividade pedagógica, de modo que a interdependência dos mesmos junto a sua postura crítica e capacidade de formular, interpretar e resolver situações-problemas possam lhes permitir articular teoria e prática no seio dos processos de ensino e aprendizagem dos alunos, contemplando a indissociabilidade da tríade ensino, pesquisa e extensão”, pontua.
Maria Marta explica que a expectativa de entrada no mercado de trabalho para quem é licenciado em Matemática tem sido muito grande há décadas e continua em crescimento em todo território nacional, segundo dados do MEC. “A demanda por professores de Matemática na Educação Básica (Ensino Fundamental II - 6º a 9º ano – e Ensino Médio) tem mantido um aumento nas últimas décadas, com projeções para ampliação nas próximas décadas, ou seja, um licenciado em Matemática não terá dificuldades em encontrar vagas de trabalho, visto que o número de aulas de Matemática por série é o maior entre as demais disciplinas e mesmo com as mudanças ocorridas pela BNCC a Matemática se manteve como disciplina obrigatória com extensa carga horária”, salienta.
O profissional da área não se resume a ministrar aulas. “Aos licenciados que não queiram exercer a docência, o curso também lhes confere condições para trabalhar em departamentos contábeis de empresas, como também lhes munem de conhecimento matemático adequado para que possam disputar vagas em concursos públicos de instituições financeiras como Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, dentre outras”, diz.
De acordo com o o diretor do Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas da UEG, professor Marcos Vinícius Ribeiro, o curso de Matemática possui projetos para a formação de professores que complementam o percurso profissional dos seus estudantes, além de ser um diferencial na base de formação dos egressos. “Este curso oferece ampla empregabilidade, já que se encontra entre as áreas prioritárias do Plano Nacional de Educação. A tecnologia, as novas metodologias e o diálogo com os saberes tradicionais e originários também são diferenciais importantes que nossos cursos da área oferecem”, atesta.
Depoimentos
Instrutora em uma escola de robótica e programação, em Quirinópolis, Gabriela Lacerda, concluiu o Curso de Matemática no início deste ano, no Câmpus Sudoeste. Ela foi aprovada no concurso público da Secretaria de Educação de Goiás meses após a conclusão do curso.
A escolha pelo curso se deu, segundo ela, desde pequena. “Sempre gostei e tive afinidade com a Matemática. Embora não me considerasse um gênio nisso, o desafio era muito empolgante e também achava que poderia ter mais oportunidades no mercado de trabalho”, lembra.
Gabriela diz que a experiência durante o curso foi muito proveitosa. “A UEG em Quirinopolis, e sobretudo o curso de Matemática, oferece várias opções de projetos, seja de extensão ou de pesquisa, e isso contribui sobremaneira para o desenvolvimento e aprimoramento do acadêmico e do profissional”, destaca. A aprovação no concurso, Gabriela credita à Residência Pedagógica, vinculada ao projeto “Emir: Educçaão Matemática com Robótica”, que, segundo ela, agregou muito ao seu currículo.
“O curso é o meu suporte principal para a minha atuação profissional, pois durante esse percurso eu não aprendi apenas a ser uma licenciada em Matemática, mas sim, uma professora, uma pesquisadora e uma profissional de qualidade. Nossos professores sempre exploravam o melhor em nós e isso se reflete até hoje quando nos propomos a cumprir tarefas que nos são dadas”, revela.
Cursando o 8º período do curso, também no Câmpus Sudoeste, em Quirinópolis, Lukas Adriel Francisco Alves, buscou a licenciatura em Matemática para encontrar respostas às indagações que carregava desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. “Não tinha o intuito de ser professor, pois almejava uma carreira em alguma das instituições financeiras que possuímos no território nacional”, diz.
Lukas explica que, em busca dessas respostas, foi colocado frente a situações-problemas que o conduziram a apropriar dos elementos que compõem a atividade pedagógica do professor. “Neste movimento, estou me constituindo professor. Atualmente estou atuando como professor em regime de contrato temporário na rede estadual de ensino de Goiás, lotado no setor de inclusão”, diz o discente.
“O Curso está sendo um divisor de águas sem igual para a constituição do ser humano que sou, visto que possuímos projetos de ensino, pesquisa e extensão que se preocupam, não somente com o ensino formalizado dos conceitos, mas sim com o seu movimento social, histórico e cultural de constituição”, salienta. Lukas diz que durante o curso novos questionamentos surgiram e as respostas pretende encontrar no mestrado que planeja fazer assim que concluir a graduação.
(Dirceu Pinheiro|Comunicação Setorial|UEG)