Com base nos Pilares: Solidariedade e Sustentabilidade, alunos do curso de Design de Moda da Unidade Universitária de Trindade da Universidade Estadual de Goiás (UEG), estão desenvolvendo o projeto Moda UEG + Solidária.
O projeto acontece no âmbito da campanha Seja UEG – Seja Solidário e visa produzir máscaras para contenção da disseminação do Coronavírus (COVID-19).
A ação, que é coordenada pela professora Carla Barros Nascimento, coordenadora dos cursos de Design de Moda de Trindade, conta com o apoio do diretor do Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas, professor Antônio Cruvinel; do coordenador da UnU Trindade, Fábio Barbosa Rodrigues; e da professora de Costura dos cursos de Bacharelado em Design de Moda e Tecnologia em Design de Moda, Marilda Maria de Souza Barros.
Até o momento, já foram produzidas mais de 600 máscaras de algodão com dupla camada.
Já foram doadas 100 máscaras para projeto social que distribui sopa para pessoas em vulnerabilidade econômica;
150 máscaras doadas para o projeto Mãos Estendidas, que distribui cestas básicas para a população carente das cidades de Trindade e Senador Canedo.
Também foram doadas 80 máscaras para o público interno da UnU Trindade – técnicos administrativos e docentes.
Em breve mais 320 máscaras, que estão em processo de fabricação, serão distribuídas para a população carente do município de Trindade.
Para a confecção das máscaras estão sendo utilizados tecidos – retalhos que seriam descartados – prezando, assim, pelo reaproveitamento de materiais, com foco na sustentabilidade.
Além também, de materiais já existentes na Unidade, que seriam utilizados em atividades durante as aulas do primeiro semestre do curso de Design de Moda de Trindade.
Para a produção, os discentes recebem orientações de como produzir as máscaras de forma segura.
É uma ação voluntária, os discentes costuram as máscaras em suas residências, doando assim o seu tempo e a sua mão de obra.
De acordo com a professora Carla Barros Nascimento, como desdobramento da ação Moda UEG + Solidária acontece também o processo formativo dos discentes que participam do projeto.
O conhecimento advindo da Ação, possibilitou também aos discentes a criação de uma fonte de renda extra com a produção de máscaras caseiras e sua comercialização posteriormente, afirma a professora Carla.
É uma ação muito linda e necessária para o momento delicado causado pela pandemia do COVID-19.
Agradecemos a dedicação de todos os alunos e professores envolvidos no projeto Moda UEG + Solidária!
(Fonte: Site da Universidade Estadual de Goiás - UEG)