A Unidade que está sediado no município de Trindade, a “Capital Da Fé”. Iniciou suas atividades em 2001, firmou parcerias com o poder público local e com a comunidade, desde então tem contribuído para a formação em Ensino Superior.
Foram oferecidos, até o ano de 2006, os cursos de Licenciaturas em: História, Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia. Atualmente oferecemos os cursos Superiores de Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Redes de Computadores e Bacharel em Sistemas de Informação, Pós- Graduação Lato Sensu - Gestão e Segurança em Tecnologia da Informação, Pós- Graduação Lato Sensu - Gestão em Negócios e Produtos de moda.
Temos como missão formar profissionais com capacidade de inovação, de participação nos processos de tomada de decisões, de produção e socialização do conhecimento científico e do saber. Formar indivíduos capazes de se inserirem criticamente na sociedade e promoverem a transformação da realidade socioeconômica do Estado de Goiás e do Brasil.
A implantação da UEG em Trindade
A cidade de Trindade, é um município localizado na região Central do Estado de Goiás, na região metropolitana de Goiânia. É o 8º município mais populoso com 119.385 habitantes, segundo estimativas do IBGE do ano de 2016, e constitui-se em um dos maiores centros religiosos do país, é também um polo confeccionista e centro de produção de bebidas.
O Câmpus Trindade, teve início em 2001, com a criação do Polo Universitário, funcionando nas dependências dos Colégios Estaduais Divino Pai Eterno e Menino Jesus. Os primeiros cursos oferecidos foram por meio do Programa Universidade para os Trabalhadores da Educação, do projeto Licenciatura Plena Parcelada, os cursos ofertados de 2001 a 2005 foram: Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia. Um total de 250 professores/discentes se qualificaram para o mercado de trabalho e regularizaram suas funções na área da educação. Cada coordenação de curso fazia a gestão administrativa e pedagógica para funcionamento dos cursos.
Em 2005 foi aprovada a criação do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda e Curso Superior de Tecnologia em Redes de computadores e somado a isto, o Polo de Trindade através da Resolução do CsU nº52/2005 passou a ser Unidade Universitária de Trindade, conforme estava previsto em ação específica do PDI 2003-2007. Com a criação dos dois cursos superiores de tecnologia, foi designada pelo Reitor, a professora Dilma Ferreira Resende Vieira para a função de coordenadora Geral do Polo Universitário, até o final do ano de 2005. E de 2006 a 2007, nova designação como Diretora da Unidade Universitária. O professor Eloíso Alves Matos, passou a ser o Gerente do Programa Universidade para os Trabalhadores da Educação. Em setembro de 2007 o referido professor passou a desempenhar função de Diretor, por designação do Reitor da Universidade, e em 2010 foi reeleito permanecendo no cargo até 2013. Ainda de acordo com o PPC, em 2009 o atual prédio do Câmpus Trindade/UEG, foi ocupado pelos alunos e professores já que, a obra estava inacabada e sem previsão de termino. Para a comunidade acadêmica, seria mais adequado estar no prédio próprio, para centralizar as atividades dos cursos. Inicialmente surgiram diversos problemas, como falta de energia elétrica e as aulas eram sob luz de vela, banheiros sem portas, etc. Em 2010 foi feita a ligação elétrica do atual prédio do Câmpus Trindade/UEG e com isso foi ligada uma bomba para alimentar a caixa d’água, o que era essencial para funcionamento do Câmpus.
Em 2012, o professor efetivo Antônio Cruvinel Borges Neto, foi remanejado do Câmpus Ceres para o Câmpus Trindade. E em 2013 o professor mencionado é eleito para o cargo de diretor para o mandato de 2014-2017.
Neste período, houve um trabalho intenso para que o Câmpus saísse da zona crítica em que se cogitava o fechamento, principalmente por problemas quanto a estrutura física para atendimento aos cursos, falta de equipamentos para laborátíos, desorganização administrativa dos departamentos, documentação do prédio irregular, falta do Cercon que é o documento que comprova que o prédio possui as condições de segurança contra incêndio previstas na lei, falta de acessibilidade, acervo da biblioteca insuficiente e outros.
Ainda em 2017, os colegiado dos cursos do Campus Trindade, propuseram alterações a formação (Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda e Curso Superior de Tecnologia em Redes de computadores) oferecida em Trindade ao CSU (conselho superior universitário). Com a aprovação do CSU o Campus Trindade passou a ofertar os cursos: Curso Bachareal em Sistemas de informação e Curso de bacharel em design de moda.
Eleito novamente para o cargo de diretor, para a gestão 2018-2021, o professor Antônio tem sido atuante junto a administração central da UEG para elevar a qualidade dos cursos ofertados e trazer melhorias para a estrutura acadêmica e física do Câmpus.
Em 2019, a UEG passou por reestruturação, foi reeorganizada em oito campus (Campus Metropolitano, Campus Central,Campus Norte, Campus Nordeste, Campus Cora Coralina,Campus Leste, Campus Sudoeste, Campus Sudeste), e em institutos academicos (Criação de 5 Institutos: Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas; Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas; Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas; Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas; Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade;). O professor Antônio foi convidado a ser diretor do IACT ( Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas;) e o professor Fábio Barbosa Rodrigues, foi eleito em votação interna no então Campus Trindade para ser o Coordenador Local da Unidade Universitária de Trindade. A reestruturação tornou o então Campus Trindade em Unidade Universitária de Trindade - Campus Metropolitano, agora com nova configuração na coordenação administrativa e pedagógica. Desde então, o professor Fábio tem contribuído com a Unidade, estabelecendo parceiras e coordenando administrativamente a Unidade Universitária de Trindade.
Eleito em 2021-2024, para o cargo de coordenador local de unidade universitária, professor Fábio tem sido atuante junto a reitoria da UEG para trazer melhorias para a estrutura acadêmica e física da Unidade de Trindade. Muitas conquistas aconteceram neste periodo, (criação de novos laboratórios de informática, laboratório de costura, dentre outras), muitas dificuldades foram superadas, e o nossa unidade avançou através do empenho de toda equipe administrativa, corpo docente e discente.