Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira, 9, a Usina Fotovoltaica da Universidade Estadual de Goiás (UEG), no Câmpus Central de Ciência Exatas e Tecnológicas (CET), em Anápolis. Em parceira com a Cia Celg de Participações (CelgPar), o complexo conta com 11.760 placas, com uma geração de 12.633 MWh/ano, o que projeta uma economia de até 64,5% nas contas de energia da UEG e da Secretaria de Educação do Estado.
A usina fica localizada em uma área de 100.000 m² da UEG, na Fazenda Barreiro do Meio, e contou recursos de mais de R$ 30 milhões. A estrutura faz parte do Programa de Eficiência Energética do Governo de Goiás, sob a coordenação da Secretaria Geral de Governo (SGG).
Estiveram presentes na inaugração, o reitor da UEG, prof. Antonio Cruvinel; o presidente da CelgPar, Fernando Navarrete; o subsecratário de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes de Goiás, Renato Rodrigues de Lyra; os deputados estaduais Antônio Gomide e Amilton Filho; e os vereadores de Anápolis, Alex Martins e Marcos Carvalho.
O prof. Antonio parabenizou a equipe da UEG e da CelgPar pela importância da obra. "Esta usina vem para trazer vários pontos agregados. O primeiro deles é trazer para a cidade que nos hospeda a melhoria da qualidade energética. Além disso, também, a UEG ganha também na redução do custeio. A Universidade segue cada vez mais eficiente", afirmou.
Fernando Navarrete salientou o projeto como estratégico para o governo do estado. "Goiás é hoje um dos estados mais dedicados ao investimento de energias renováveis; esse é um dos comprosmissoes do Governo do Estado de Goiás. Hoje é um dia de alegria. Além da economia, a UEG ganha um espaço de ensino e pesquisa aqui no câmpus", disse.
Renato Rodrigues de Lyra destacou o pioneirismo da UEG na vanguarda do desenvolvimento econômico sustentável. "Talvez hoje, o maior projeto que exista no mundo seja a questão da transição energética. Estamos andando na mesma direção do mundo e esse momento é muito representativo para o estado e para o Brasil inteiro", explicou.
(Comunicação Setorial|UEG)