Os curtas-metragens "O Punk Goiano: Vozes Trans" e "Vai Matar ou Vai Morrer", dos alunos Luca Brasil e Rhuan Pablo, discentes do curso de Cinema e Audiovisual da Unidade Universitária de Goiânia-Laranjeiras da Universidade Estadual de Goiás (UEG), receberam Menção Honrosa no Favera Festival, que aconteceu em Goiânia, entre os dias 14 de agosto e 1º de setembro.
Os filmes foram produzidos no primeiro semestre de 2024, durante as disciplinas de Antropologia Audiovisual, Introdução à Realização Audiovisual e Introdução à Linguagem Sonora.
Destaque também para a premiação de Melhor Atriz para o filme "Ainda Estou Aqui", de Mia, e de Melhor Roteiro para "Descentralização", de Ryan Breno.
O festival
O Festival Audiovisual Vera Cruz (Favera) nasceu como um importante evento cultural do Conjunto Vera Cruz, um dos maiores e mais populosos bairros de Goiânia, localizado no extremo oeste da capital, com ações voltadas para a comunidade, inserindo-a no processo de produção audiovisual, realizando mostras, atividades cineclubistas e de formação/educação, movimentando a cena cultural e gerando postos de trabalho e renda.
O Festival surgiu para integrar todas essas ações de democratização, atingir ainda mais pessoas e criar uma comunicação com outras ações semelhantes oriundas das periferias de todo o país. Com foco totalmente diferente dos eventos audiovisuais já existentes em Goiás, além de ser realizado integralmente na periferia, o Favera tem como carro chefe as produções oriundas de outras periferias, dando também destaque para as produções realizadas em Goiânia e Goiás.
(Comunicação Setorial|UEG)